sábado, 11 de setembro de 2010

Um certo e um errado

Voltamos ao assunto "bandeiras" porque continuamos a encontrar erros.
Como já dissemos anteriormente, não é comum vermos equívocos quanto ao correto ordenamento das bandeiras quando o número delas é impar: quase todos sabem que a mais importante (Brasil) fica no centro, a segunda mais importante, normalmente a do estado do Rio de Janeiro, fica ao seu lado direito e a terceira em importância fica do lado esquerdo da Bandeira do Brasil. Também não se pode desconsiderar que para se estabelecer tal ordenamento, a pessoa precisa estar de frente para o público, ou para a rua, para poder determinar qual é a direita e a esquerda.
Apesar de não ser comum, acontecem equívocos também com um número impar.
Flagramos dois exemplos em nossa cidade para ilustrar o que dissemos acima:
À direita podemos ver o bonito prédio do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro que mantem à direita de sua entrada principal três mastros com as bandeiras ordenadas de forma correta, ou seja:
no centro a do Brasil;
no lado direito desta, a do Estado do Rio;
no lado esquerdo a da instituição.
Além disso as bandeiras estão em excelente estado do conservação.

                             

Já do lado esquerdo e também abaixo, nos deparamos com o também bonito prédio do Sindicato dos Petroleiros que está situado na Av. 28 de Março em Campos, que mantem também tres bandeiras, só que não foi seguido o ordenamento da maneira correta. Podemos reparar que os mastros também estão do lado direito da entrada principal, a Bandeira do Brasil também ocupa a posição central, o que está certo, mas houve uma inversão na precedência entre as bandeiras do Estado do Rio e da instituição, Sindipetro.
Repare que à direita da Bandeira do Brasil, portanto no lugar da bandeira que tem a segunda maior importância está a bandeira do Sindipetro e do lado esquerdo da bandeira brasileira, local da terceira em importância, está a do Estado. Não há quem duvide que um Estado tem maior importância que uma instituição. Portanto o pendão estadual deve preceder ao pavilhão institucional, por maior que seja a importância da instituição.
Quem estabeleceu a ordem das bandeiras se equivocou, pois no lugar onde está a bandeira do Sindipetro deveria estar a bandeira do Estado e vice-versa.
Mais uma vez esperamos estar contribuindo um pouco mais para a compreensão de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário