domingo, 5 de setembro de 2010

Conjugando errado

Assisti hoje o programa Carlos Cunha Show, que é apresentado por Carlos Cunha, tem a direção geral de Carlos Cunha, é patrocinado pelas Concessionárias Carlos Cunha. O programa, que é bom, tem uma parte chamada Manobras Radicais Carlos Cunha que conta com o piloto Carlos Cunha, deu boas dicas de segurança na parte que eu vi. O apresentador também exibiu o site www.carloscunha.com.br que tem várias pastas e duas que destacamos, chamadas Lojas Carlos Cunha e Opinião Carlos Cunha.
Mas eu gostei do programa.
O que não gostei, e este sim é o motivo desta postagem foi que durante uma dica sobre frenagem em pista molhada, o apresentador Carlos Cunha falou que se você vem por uma pista molhada, vê um obstáculo e precisa parar seu veículo, "se você manter o freio travado, não vai conseguir parar" ..., pois o carro fica escorregando, e não consegue desviar do obstáculo, já que as rodas travadas deslizam em linha reta. A sugestão dada é que o freio não deve ficar travado o tempo todo, ou seja, quando for desviar, solta-se o freio, vira o volante desviando e volta e frear.
O maior problema é que a conjugação do verbo manter na frase do apresentador ficou errada. O correto seria ele falar: ...Se você mantiver o freio travado ... Este é um erro muito comum mas que   seria bastante diminuído se as pessoas associassem o manter com o ter, pois não é comum errar falando: se você ter um carro. Normalmente fala-se Se você tiver um carro.
Então aproveitando a dica de segurança do piloto-apresentador-diretor-patrocinador Carlos Cunha, fica a dica quanto a correta conjugação do verbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário