quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Protestando?

Acabo de ver uma faixa no parabrisa de um carro dizendo: “Em protesto vou anular o meu voto.”
Encontrei também em alguns blogs, alusões a um tal de “voto útil”, assim como encontrei  também uma verdadeira pérola: “Voto útil é o voto nulo como forma de protesto.”

Entendo que protesto tem que dar resultado.
Entendo que quando eu voto em alguém é porque eu quero contribuir para a melhora do meu país, do estado, do município e da minha vida em geral.  Se eu votar para o cargo de síndico do condomínio, ou de diretor da associação a qual sou filiado, é porque quero participar e ver o resultado da minha participação.
E pergunto: o que acontece se eu voto nulo? Ou se eu não for votar?
Vamos imaginar que num prédio onde moram 50 pessoas, haverá eleição para síndico e todos poderão votar;  as regras são exatamente as mesmas das eleições que acontecerão agora em 03 de outubro; seriam candidatos Epaminôncio Sincão, Ostralecildo Cobra e Lonisávio Cinedo. Vamos continuar imaginando que 44 moradores anularam seus votos (a grande maioria em protesto).
Um votou em Epaminôncio Sincão, dois votaram em Ostralecildo Cobra e três votaram em Lonisávio Cinedo.
O resultado da eleição?  O candidato Cinedo ganhou a eleição por maioria de votos. Por quê?
Porque o que importa são os votos válidos e votos nulos não são válidos. Voto válido é aquele que é dado de forma correta a algum candidato e, portanto, na nossa hipotética eleição apenas três condôminos tiveram a oportunidade de eleger o representante que vai comandar o destino de todo o condomínio, com reflexos profundos na vida de todos os moradores.
Isso é útil? Isso é protesto?
Se era para ser um protesto, qual foi o resultado?
Não haverá qualquer resultado prático e nenhuma alteração ocorrerá no quadro político atual se, nas eleições gerais que estão prestes a acontecer, uma grande quantidade de eleitores anularem seus votos ou não comparecerem.
Aliás, arrisco-me a dizer que a única coisa que conseguirão será perder o direito de reclamar, cobrar, se indignar, uma vez que deixarão nas mãos de outras pessoas o que lhes cabe fazer. Portanto tem que se submeter a vontade dos outros pois abrirão mão de seu direito.
Quer protestar? Quer que seu voto seja útil?
Procure um candidato novo ou até um antigo que não tenha “ficha suja”; escolha quem não tem grupos poderosos lhe patrocinando; escolha quem já tenha feito algo de bom pela sociedade;  pesquise; encontre alguém comprometido com a mudança. Não é tão fácil, mas também  não é tão difícil assim não.
Eu fiz isso. E eu encontrei bons candidatos.
Eu vou protestar neste 03 de outubro, fazendo meu voto ser útil, contribuindo para tirar gente ruim que foi eleita e não correspondeu.
Estou certo de que não me arrependerei, mas se aquele a quem eu ajudar a eleger não corresponder, protestarei novamente procurando, pesquisando, analisando e votando em um outro.
EU ACREDITO NA MUDANÇA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário