quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Decifrando o dress code

Tenue de ville? Passeio completo? Black tie? Moderno chique? Os códigos de vestir, criados para ordenar e padonizar o figurino em diferentes ocasiões sociais continuam sendo um mistério para a maioria. Por mais que as regras do jogo fashion tenham mudado, e que tentar agrupar as pessoas em um formato padrão pareça improvável, fato é que decifrar o significado dos trajes pode poupar um bocado de dor de cabeça e outro tanto de vexames. Antes de usar o vale-tudo social como argumento para justificar sua camiseta em um evento ultra formal, vale a pena conferir o que cada regra determina. Nem que seja para poder ir contra elas.

Traje esporte 
São as roupas simples e informais. Mulheres podem usar vestidos, calças, camisetas, tops e as bolsas podem ser maiores. Mas atenção: não confunda com a ida ao clube para praticar esporte ou um encontro íntimo em família, que não exigiriam um convite por escrito. Não apareça com shorts e bermudas, ou sandálias de dedo. Sandálias baixas, sapatilhas e mocassins são bem-vindos. Para os homens, calças de sarja, jeans, camisa polo, camisetas e mocassins esportivos ou botas de camurças. A ocasião dispensa gravatas e paletós.
Eventos: batizados, almoços e exposições.

Passeio, esporte fino ou tenue de ville
Look um pouco mais formal, o tenue de ville significa roupa para a cidade. As mulheres devem usar o cocktail dress, que é o vestido na altura do joelho, tops e saias. Durante o dia, as cores claras sempre caem bem, à noite, as escuram ficam melhor. Até as 18 horas, pantalonas e túnicas, tailleur de calça ou saia, com blazer. A bolsa ainda é esportiva, como as de lona, porém de tamanho menor. Se o programa é noturno, um pretinho cai bem, com salto alto e uma bolsa pequena.
Nada de muito brilhante no acessórios, nem maquiagem carregada. Para os homens, é aconselhável que usem gravata após às 18 horas. Durante o dia, o terno claro tem melhor caimento e pode ser usado com sapatos marrons. À noite, prefir azul ou cinza, com mocassim social preto e gravata. Se o convite indicar Tenue de Ville é indicado o uso de gravata, seja de dia ou de noite, ainda que como complemento de uma combinação mais informal de calça e blazer.
Eventos: vernissages, almoços, conferências, teatro.

Passeio completo ou social
Este é o terreno da formalidade completa. Devem ser usadas roupas formais. Um simples detalhes, como um colar de bijuteria, pode significar que você não entendeu direito a regra. As roupas femininas deve ter tecidos nobres e sofisticados, bolsas menores e saltos altos. Conjuntos de crepe, taiulleurs de seda,
vestidos de musselina. Decotes e fendas discretos, vestidos de alça, bordados sutis. As joias podem sair do cofre, sem exageros. A pérola é o grande clássico. Os homens devem optar pelo terno escuro, camisa social, gravata e sapatos pretos.
Eventos: jantares, coquetéis, óperas, grandes comemorações.






Traje a rigor, black tie ou tenue de soirée
Essa é a roupa de gala. O clima é de glamour e sedução, requinte e sofisticação. Aqui, qualquer deslize é um erro fatal. Para mulheres, o vestido é longo, ou curto de material nobre, com detalhes ou brilhos. As roupas são mais estruturadas. É a vez dos decotes profundos e das transparências. Os tecidos podem ser preciosos: brocados, metalizados, tafetás de seda, xantungues e georgettes. Saltos altos, meias finíssimas, carteiras e bolsinhas de metal.
As saídas da noite são as grandes echarpes ou estolas no tecido do vestido. Nada de estolinha dura e pequena. As joias ganham os salões. A maquiagem e o cabelo são mais elaborados. A ocasião permite um look mais dramático. Atenção: não é chique combinar vestido, estola, sapato e bolsa. Você pode usar um vestido de tafetá estampado, uma sandália lisa, bolsinha de cromo e um xale de seda em um dos tons do tecido.
O homem deve usar smoking, que exige camisa branca com pregas na frente, gravata borboleta e faixa na cintura. Normalmente se usa o traje preto com detalhes de cetim. No calor, é possível usar o chamado smoking summer, que é o mesmo traje, mas com paletó branco. É preciso muita classe para não ser confundido com o garçom. Sapato liso de verniz ou preto de amarrar. Nunca um mocassim social.
Evento: noite de gala.


Oito regras de bem vestir que nunca saem de moda
Quantas vezes, no último ano, você recebeu algum convite exigindo o cumprimento de algum traje como ‘esporte fino’, ‘passeio completo’ ou ‘black tie’? A jornalista e consultora de moda Vanessa Barone, em seu livro “Descomplique! Um guia de convivência e elegância" Ed. Leya), questiona o rigor dos dress codes e constata que, no mundo contemporâneo, o estilo está cada vez mais individual e atrelado ao modismo. Tentar agrupar os cidadãos debaixo de uma norma rigorosa não funciona mais. Hoje, segundo a autora, o que rege o bom gosto no topo da pirâmide de consumo são as grandes marcas. Ou seja, não importa que tipo de roupa se usa: se ela for da grife certa, está tudo liberado. Com isso, as nomenclaturas se renovam. E dá-lhe “fashionable chic”, “casual fashion”, para tentar definir o indefinível. Vanessa ressalva que há regras de bem vestir que não se alteram. Confira as dicas da especialiasta e se garanta no dress code.
1. Jeans desgastado, camiseta com ar “podre”: se você nã for um astro do rock ou apresentadora de televisão, esqueça. A imagem que fica é de desleixo mesmo, e não de excentricidade.
2. Excesso de babados, laços e flores num mesmo figurino: romantismo, excesso de feminilidade. Vai bem em quiser bancar a Penélope Charmosa.
3. Cores contrastantes: segurança, personalidade forte. Tipo “comigo é tudo preto no branco”.
4. Estampas geométricas ou listradas: modernidade e autoridade. Para quem não vai rodeios e vai direto ao ponto.
5. Terno risca de giz: poder e intimidação. Saca o visual mafioso?
6. Visual preto da cabeça aos pés: se não estiver de luto, vai passar a ideia de alguém distante, misterioso e pouco amigável. Mas o visual ainda é contemporâneo e pega bem na primeira fila dos desfiles de moda.
7. Roupas estruturadas demais: rigidez. O figurino fica com cara e armadura e parece dizer: “mantenha-se à distância.”
8. Mulher usando branco em casamento alheio. Precisa de explicação?

Fontes
"Chic, um guia básico de moda e estilo", de Gloria Kalil
"Dicas de moda e estilo para o dia a dia", por Manu Carvalho para Vanish
Redação iG Moda | 07/09/2010 13:29

Nenhum comentário:

Postar um comentário