terça-feira, 24 de agosto de 2010

Título de quem?

Nestas próximas eleições precisamos apresentar aos mesários no dia da votação, o título de eleitor e mais um documento oficial de identificação.
Segundo matéria de hoje do jornal O Diário, existe uma orientação da Justiça Eleitoral no sentido de que “para poder votar, é preciso apresentar o título de eleitor e um documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade ou identidade funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou de motorista)”.
Sempre nos questionamos intimamente e hoje, blogados, externamos neste espaço essa nossa inquietação acerca do Título de Eleitor.
Sempre foi um documento oficial. Salvo engano sempre foi um documento de identificação que não identificava. Sempre foi emitido pela Justiça Eleitoral e sempre precisamos apresentar documentos nos cartórios eleitorais para a sua confecção.
Então por que o Título de Eleitor não tem foto? Por que não identifica o portador?
Já há bastante tempo existe a urna eletrônica, e hoje já está sendo testada e/ou implementada a urna biométrica.
Com tanta tecnologia disponível, por que o Título de Eleitor não pode ser (ou até hoje não é) um documento como a Carteira de Identidade, o Passaporte, a Carteira de Habilitação (que já tem foto) e tantos outros documentos oficiais válidos como identificação do cidadão?
Serviria até como recadastramento eleitoral a substituição dos atuais documentos que não identificam ninguém, por um documento mais completo, mais seguro e com foto.
Quanto vamos tirar a CNH a foto é feita na hora, dentro do posto de identificação, de forma oficial e o retrato sai impresso no documento.
Seria muito mais fácil tanto para o eleitor quanto para os mesários, se o cidadão portasse seu Título de Eleitor com foto e outros dados que o identificasse, ao invés de ter um documento que não identifica e ser obrigado a levar mais um documento, este sendo identificador.

Um comentário:

  1. Também nunca entendi o motivo pelo qual não tem foto no título de eleitor. Eu por exemplo, nem o levo para a votação, vou apenas com a identidade ou a carteira de habilitação.

    ResponderExcluir