sábado, 28 de agosto de 2010

Erro com bandeiras

Estive agora há pouco em uma cerimônia de Colação de Grau. Não vi o início exato nem fiquei para ver o desfecho. O que vi e não me agradou foram dois erros de cerimonial relacionados ao posicionamento das bandeiras.
Como já dissemos aqui por várias vezes, existe muita confusão quando o número de bandeiras é par, posto que, normalmente não se coloca a Bandeira do Brasil na correta posição e, por conseguinte, pelo menos mais uma fica na ordem errada. No caso de hoje o erro é maior: não há nenhum ordenamento explicável, demonstrando que quem colocou as bandeiras não quis dar nenhuma sequência - somente foi colocando-as.
Vemos nas fotos que a Bandeira do Brasil está colocana na extrema esquerda da panóplia, o que é injustificável. Para melhor visão colocamos o que vimos na foto, em forma de desenho ao lado.


O correto também seria que a panóplia com as bandeiras estivesse do lado direito do palco. Provavelmente, mesmo que quem tenha organizado soubesse disso, teria muitas dificuldades de fazer o correto, pela pequena dimensão do espaço e o grande número de formandos e professores que lá estavam.
Colocamos abaixo o desenho da ordem correta que deveria ter sido observada, sempre lembrando que para que o cerimonialista (ou quem o esteja substituindo) faça o ordenamento, deve estar no palco olhando para a plateia; em número de quatro bandeiras, ele ficaria no meio imaginário, estabeleceria que à direita do meio exato seria a mais importante (Brasil), a segunda à esquerda desta (Estado) e assim sucessivamente, ficando assim:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário