quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Evento questionado

A leitora Celly, através de um comentário, questionou sobre o 7º Encontro Intermunicipal de Educação, acontecido em Campos dos Goytacazes. 
Como lá não estivemos, fomos buscar informações sobre o evento: a abertura foi ontem, 10 e se estende até esta quinta-feira, 12 de agosto no Teatro Municipal Trianon, sendo organizado pela competente e dinâmica WTC Recursos Humanos. Pelo que vimos e soubemos, além do comentário que já fiz referência, o evento foi muito bom, muito bem organizado e o palestrante de ontem, professor Pachecão, foi ótimo. 

Os questionamentos são: ... “o mestre de cerimônia está o tempo todo de chapéu” e "o Hino Nacional começou tocar pela metade." Ela pergunta se isto é correto e respondemos que não.

Nas fotos (acima grande e abaixo em detalhe) de Jualmir Delfino  no site da PMCG, podemos ver realmente o Mestre de Cerimônias, que ao que consta é de Minas Gerais, usa chapéu e aparece numa posição não muito ortodoxa, encostado no púlpito. Não encontramos explicação plausível para tais atitudes, a não ser que ele estive representando uma figura que tivesse algo a ver com o evento, o que não foi confirmado por quem consultamos.

Isso nos remete a uma solenidade de Colação de Grau horrível que testemunhamos, onde a Mestre de Cerimônias usava beca, mesmo não pertencendo ao grupo de docentes nem havendo qualquer justificativa para tanto.

Quanto ao Hino Nacional deve ter havido algum problema técnico para tal erro acontecer. Deveria o cerimonialista (não o Mestre de Cerimônias) estar atendo e ter solicitado, nos bastidores, que se reiniciasse a execução da maneira correta.
Recordamos também um evento em que atuávamos onde o aparelho de som simplesmente não funcionou na hora, mesmo tendo sido testado e tal. Por sugestão de uma pessoa da plateia, o Hino Nacional Brasileiro foi cantado por todos, sem que houvesse a execução pelo aparelho de CD player que deu defeito.

Para não deixar de registrar, as bandeiras, que o pessoal do Trianon insiste em colocar atrás do púlpito, estão na ordem correta. 

2 comentários:

  1. Pedro, obrigada pela atenção!

    O mestre de cerimônia realmente estava representando um personagem (contador de hinstórias), mas o que questiono é que mesmo sendo um personagem acredito que deveria tirar o chapéu na hora da execução do hino nacional.

    ResponderExcluir
  2. Tem razão. A lei diz que na hora da execução do Hino Nacional as pessoas devem adotar posição de respeito e, sem dúvida, ficar de chapéu não atende à lei, assim como ficar com as mãos nos bolsos, de braços cruzados, permanecer sentado (quem pode ficar de pé) etc.

    ResponderExcluir