quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Artista, Apresentador ou MC?

Encontro na página do UOL uma reportagem sobre o Premio Multishow  2010.  A matéria fala dos ganhadores da noite mas também cita algumas falhas acontecidas durante o evento.
Já faz bastante tempo que postamos aqui a diferença entre um Mestre de Cerimônias e um artista que é contratado para apresentar uma solenidade. Cada um deveria fazer a sua parte ou se preparar muito bem para não fazer feio.

Destaco abaixo partes da reportagem:
“Com apresentação da atriz Fernanda Torres e do humorista Bruno Mazzeo, a cerimônia durou pouco mais de duas horas entre uma série de falhas e escorregões. Um dos equívocos cometidos por Fernanda aconteceu ao anunciar o vencedor da categoria revelação: ao invés de chamar por Luan Santana, a atriz falou o nome da banda Móveis Coloniais de Acaju, vencedora do prêmio experimente, que foi convocado na sequência.
Em outro momento, durante a apresentação do vencedor de melhor show, Ivete Sangalo apareceu em um telão para agradecer ao prêmio e dizer que não poderia estar presente no evento, mas avisou que um representante seu subiria ao palco para falar. Fernanda mais uma vez se atrapalhou e chamou os próximos apresentadores, ignorando a presença do saxofonista da cantora baiana no palco.
Bruno Mazzeo também foi pego de surpresa quando chamou pelo show de Claudia Leitte e Victor & Leo. Os cantores, porém, não estavam prontos para entrar em cena”...

Um Mestre de Cerimônias, ou um casal de Mestres de Cerimônias, precisa saber o que está fazendo, qual é o seu papel, como se conduz um evento e, principalmente, saber que o centro das atenções, as estrelas da cerimônia não são eles.  Não se trata aqui de questionar os artistas, pois acho que o Bruno é bom e a Fernanda é ótima. Mas eles são atores e comediantes e são bons justamente porque se prepararam para isso. Não são Mestres de Cerimônias porque não estão preparados para isso. É simples.

Vejam à direita o “traje de gala” que o artista usou para a apresentação. 
Contrariando em muito todas as recomendações que devem nortear o trabalho de um verdadeiro Mestre de Cerimônias, foi usada uma roupa nada discreta pelo apresentador, como se o objetivo do evento fosse a apresentação e não o que estava sendo apresentado.

Apesar do clima e do viés de descontração da cerimônia, o que acontecia naquela noite era uma ...
Cerimônia.
Nada impede que um bom Mestre de Cerimônias, principalmente se lhe é solicitado, imprima um caráter mais descontraído a uma solenidade, tendo em vista o público, os s premiados, o espírito do evento. Mas não é preciso consultar um dicionário para descobrir que descontração não é sinônimo de avacalhação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário