90 anos de Nelson Speers, uma festa para guardar na memória
A palavra amizade deu o tom do evento. Em seu discurso, o prof. Speers destacou que o ceticismo que tinha em relação aos relacionamentos se desfez. “Hoje, peço para viver mais algum tempo para desfrutar da alegria proporcionada pela amizade plena que acabam de demonstrar”, destacou. O cerimonialista também afirmou que não chegou a este ponto sozinho: “ele é resultado de uma existência profissional. Ele pertence à nossa categoria que tem como objetivo o respeito recíproco do homem no convívio. Um convívio decorrente de uma necessidade. O homem não sobreviveria sem se juntar a outro”, considerou.
Além do CNCP, Speers também foi homenageado pela USP e pela Unesp. O pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Prof. Dr. Vahan Agopyan, representando o reitor João Grandino Rodas, entregou ao aniversariante uma estatueta, réplica da Torre do Relógio da Universidade de São Paulo, gravada com os seguintes dizeres: "Homenagem da Universidade de São Paulo na comemoração dos 90 anos do Prof. Nelson Speers, Pioneiro Emérito do Cerimonial Brasileiro”.
Agopyan afirmou ainda que a USP sempre se destacou graças ao trabalho de pessoas que superaram as adversidades para construir a Universidade: “A USP é hoje o que o senhor construiu, prof. Speers”, reforçou o pró-reitor.
Representando o reitor Herman Jacobus Cornelis Voorwald da Unesp, o Prof. Dr. José Celso Freire Júnior, assessor de Relações Externas da Universidade, expressou o contentamento da instituição de participar dos projetos desenvolvidos pelo CNCP e pelo prof. Speers, especialmente do curso pioneiro de Ensino de Cerimonial a Distância lançado durante a cerimônia. “Em nome do reitor, quero afirmar: conte sempre conosco”, garantiu.
O homenageado também foi saudado pelo presidente do CNCP, José Afonso Carrijo Andrade, que destacou a importância do prof. Speers para o desenvolvimento do cerimonial brasileiro.
Na abertura do evento, a cerimonialista Brasília de Arruda Botelho ministrou palestra sobre “Cerimonial de conduta - elemento básico para o profissional”.
A homenagem contou com a presença de cerimonialistas de todas as regiões do Brasil, especialmente com os representantes das diretorias regionais do CNCP.
A mesa da cerimônia foi composta ainda por Eliane Ubillús, vice-presidente do CNCP e da Organización Internacional de Ceremonial y Protocolo, e pelo ex-presidente Hugo de Faria Almeida, responsável pela comissão organizadora do evento.
Maiores informações acesse:
www.cncp.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário