quinta-feira, 25 de março de 2010

Mesa de honra ou de autoridades

Já falamos sobre isso aqui, mas como encontramos ontem uma situação digna de críticas, voltamos ao assunto.

Apresentamos na figura uma mesa de honra ou de autoridades com 17 lugares.

Ocorre que não há 17 lugares na mesa, mas somente 10. Como se vê 7 pessoas ficam fora da mesa.

Então perguntamos: por que foram chamadas para a mesa se a mesa não comporta tanta gente?

Alguém poderia dizer que se resolve o assunto aumentando o tamanho da mesa.

Diríamos então que em muitas ocasiões (na maioria) não há espaço físico para uma mesa tão grande e que, por outro lado, continua-se a diminuir a importância das pessoas, na mesma proporção em que se aumenta o número de participantes. Também o público fica com uma impressão ruim: ou quem organizou não sabe organizar, ou aquelas pessoas que estão de fora da mesa, não tem tanta importancia assim, senão não estariam naquela situação.

O pensamento que deve nortear a composição da mesa é justamente o de que tais pessoas são tão importantes que há lugares reservados para elas numa mesa. Numa cerimônia de Colação de Grau, são de grande importância:

  1. Reitor ou seu representante;
  2. Diretor;
  3. Pró-Reitor de Graduação
  4. Paraninfo

Pode-se considerar também imprescindível a presença do gestor ou do coordenador do curso, dependendo sempre das normas internas das instituições, mas, com toda certeza, não passariam de 10(dez);

No caso em questão, a organizadora do evento justificou tão grande número de integrantes pois eles receberiam placas de homenagens. Ora. É muito fácil de se resolver: basta que se reserve a primeira fileira no auditório ou ambiente para os homenageados. É isso que é feito na grande maioria das solenidades .

Sempre se diz que para exercer a função de cerimonialista é preciso ter bom senso, mas, convenhamos, que isso não acontece em todos os lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário