Entrada dos formandos
Na minha concepção, aqui está um dos momentos mais importantes de uma solenidade de Colação de grau, pois representa a entrada triunfal de um grupo de pessoas que venceram uma longa jornada. Se fizermos uma comparação é como se fosse um grupo de soldados retornando sãos e salvos para suas casas e suas famílias, após uma longa guerra sobre a qual foram vitoriosos.
Quando fazemos o texto de introdução, quando pedimos que as pessoas os recebam de pé, quando sugerimos músicas impactantes, quando imprimimos esse ar triunfal, é justamente para marcar esse espírito de “marcha da vitória”.
Por esse motivo não concordamos com alguns setores de cerimonial determinadas universidades onde primeiro entram os formandos e depois os professores.
Na realidade uma solenidade de “formatura” é feita para os formandos: todos devem estar no recinto para recebê-los e aplaudi-los, inclusive e principalmente o corpo docente da instituição. Da mesma maneira que todos ficam na igreja para a entrada da noiva, a estrela principal numa cerimônia de casamento, todos devem estar a postos para a entrada em júbilo dos formandos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário