sexta-feira, 19 de março de 2010

Passo a passo de uma solenidade de Colação de Grau 4

Composição de Mesa de honra:

Uma mesa de honra é composta:

a) seguindo-se as normas estabelecidas pela instituição, quando houver;

b) seguindo-se o que for acordado entre a direção da instituição e a comissão de formatura.

Em linhas gerais compõe uma mesa:

· o Reitor da universidade, que é quem preside o evento, ou, na ausência dele, o vice-Reitor, o diretor ou por pessoa que recebeu delegação para tal fim;

· coordenador (a) ou secretário (a) ;

· paraninfo (a);

· patrono(a);

· demais homenageados (as).

Para quem vai pensar na composição da mesa, é necessário estar atento ao número total de integrantes. O que se recomenda é que seja ímpar e que não passe de 9. Sendo ímpar é fácil que todos notem que a maior autoridade é a que fica no meio; sendo par fica à direita do meio e isso traz dúvidas para muitos. O limite de 9 é tanto pela estética quanto pela relevância dos integrantes.

Particularmente acho completamente descabida a atitude de alguns dirigentes e/ou cerimonialistas que fazem uma segunda fila de autoridades, atrás da mesa, ficando como se houvesse uma mesa principal e uma secundária. Deve-se pensar (inclusive a plateia) que algumas pessoas são tão importantes que estão na mesa de honra. E na realidade temos mesmo é que eleger quem realmente tem relevância suficiente para ser integrante de uma mesa de honra. Mas se existe uma mesa secundária ou posterior, será mesmo que são tantas as pessoas que tem a relevância necessária???

Nenhum comentário:

Postar um comentário