domingo, 7 de março de 2010

Quem é o destaque?

Estive nesta última sexta-feira, 05/03, no Teatro Municipal Trianon, para parabenizar a amiga e batalhadora Maria da Penha que estava se graduando pelo curso de Comunicação Social da Fafic.
Mais uma vez pudemos ver a bela voz do Mestre de cerimônias Julio Cesar.
O que nos causou espanto foi que mais uma vez a organização da Colação de Grau deixou os formandos sentados na plateia.
Ao que parece a direção daquela instituição imagina que são os professores que merecem todo o destaque por estarem proporcionando condições de os formandos concluirem seus cursos.
Sabemos que quase toda cerimônia de Colação de Grau é na realidade, uma reunião de um Colegiado Superior da instituição acadêmica que tem por finalidade outorgar o título de graduado aos alunos que concluiram determinado curso. Realmente é. Porém, a instituição, a direção e os professores tem que reconhecer que no dia da "formatura" todo o destaque deve ser dado ao fato de que os formandos venceram todas as etapas e, vencedores, concluiram seu curso.
Pode parecer para quem está lendo, uma confusão de palavras, ou somente uma questão de semântica, mas não é: é uma questão de ponto de vista. Ou de mérito mesmo!
Ou alguém vai a uma Colação de Grau para ver vários professores reunidos? Será que voce iria à uma solenidade para ver aquele seu parente que lhe enche de orgulho e quando chegasse ao local, não conseguisse distinguir quem é quem, já que todos estariam de costas, e acharia normal?
Era o que tínhamos mais uma vez no Trianon, numa Colação de Grau da Fafic: formandos de costas para seus convidados, sem, portanto ver ninguém nem serem vistos; o que se podia ver era uma mesa com várias autoridades acadêmicas, o Mestre de Cerimônias e aquele palco enorme, vazio.
Parabéns a Maria da Penha. Ela e todos os seus colegas formandos mereciam, por sua vitória, o destaque que todos, fora a direção da Fafic, supunham.
Infelizmente não pude tirar nenhuma foto, mas coloco duas outras imagens (que não tem relação com a formatura da Fafic) somente para ilustrar o que digo e para perguntar a quem estiver lendo: onde estão os personagens que são o centro das atenções?

Nenhum comentário:

Postar um comentário