sexta-feira, 12 de março de 2010

Passo a passo de uma solenidade de Colação de Grau

Tentaremos detalhar aqui, em várias postagens a partir de hoje, algumas das etapas de uma cerimônia de Colação de Grau, segundo nossa visão, baseada na experiência que temos no assunto.

O local: É preciso definir qual o melhor local para se realizar uma Colação de Grau, tendo como parâmetros alguns pontos:

  • A quantidade de formandos – em geral cada formando leva oito convidados para sua colação de grau. Isso varia de acordo com o curso, mas essa é a média. Portanto, se existem 50 formandos é necessário um lugar para aproximadamente 400 pessoas.
  • Quem realiza/patrocina a solenidade - quando a instituição tem seu próprio auditório e este comporta um número razoável de convidados, o local já está definido; se não há esse lugar, é preciso conseguir um outro e isso depende normalmente do poder aquisitivo ou, no caso de espaços públicos, do conhecimento.
  • O acesso – há que se levar em consideração se existe bom acesso para os convidados e para os formandos, pensando-se, inclusive, na possibilidade de chuva na hora do evento. É razoável também que seja pensado em estacionamento de acordo com a expectativa de público.
  • O que deve ser evitado – locais abertos; locais que não tenham estrutura para instalação dos equipamentos; locais onde já não existam um palco montado; também não devem ser utilizados locais com capacidade muito acima ou muito aquém da expectativa de público, para que não fiquem muitos lugares sobrando, nem que pessoas fiquem mal acomodadas e em pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário