segunda-feira, 12 de abril de 2010

Rapidinho

Aconteceu recentemente: a cerimônia começou com quase uma hora de atraso; aconteceram muitos discursos e muitas mensagens; o número de formandos era muito grande e tudo contribuiu para que perto do encerramento já tivessem passado quase tres horas.
Havia chegado o momento do discurso do presidente da mesa, que era um homem já bastante experiente e muito acostumado a solenidades do tipo. Em outros eventos, inclusive, fazia longos pronunciamentos, enaltecendo, como era de se esperar, a instituição, a família e, principalmente os recem formados.
Todos os profissionais envolvidos nessa hora costumam relaxar um pouco, pois normalmente os discursos de quase todos que ocupam tal posição, são longos. Inclusive o funcionário responsável pela operação da máquina da "chuva de prata" está acostumado que deve ficar preparado para que depois de uns 10 minutos de discurso vai chegar o momento dele atuar e ligar a máquina.
O Mestre de cerimonias anuncia então:
- Senhoras e senhores: ouviremos neste momento o pronunciamento do professor ... (não vamos mencionar nomes) que neste ato está representando a direção da Universidade ...
Do alto de sua experiência e visivelmente cansado pelo adiantado da hora, ele diz:
- Meus amigos: vejo que o lado direito quer logo se juntar ao lado esquerdo e, para não prolongar esta espera, declado encerrada esta solenidade.
Quase que a "chuva de prata" não acontece, tamanha a surpresa de todos.
Mas dadas as circustâncias, foi um dos mais coerentes discursos que já ouvimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário