quarta-feira, 7 de abril de 2010

Passo a passo de uma solenidade de Colação de Grau 8


Leitura de agradecimentos

É comum acontecerem diversos agradecimentos e homenagens durante uma cerimônia de Outorga de Grau. Podem ser trechos de textos famosos (ou nem tanto), ou mensagens elaboradas pelos próprios formandos. Em geral são: A Deus, aos pais, aos mestres, aos amigos, aos ausentes e a família, mas podem acontecer diversos outros como aos filhos, aos cônjuges e namorados, aos que amamos,...

Aqui acontecem situações bem distintas: por vezes algum formando tem razões para fazer uma homenagem, por exemplo, aos ausentes, talvez motivado pela perda de um ente querido. E em algumas vezes, a emoção é tanta que mal consegue pronunciar as palavras.

Porém acontece também de o formando estar ali somente para cumprir uma exigência protocolar (essa parte não é obrigatória) e lê uma lindíssima mensagem endereçada aos pais, por exemplo, sem qualquer tipo de emoção. Alguns sequer se dão ao trabalho de uma leitura prévia, que, ao nosso ver, deveria ser uma providência obrigatória para quem vai executar tal tarefa.

Lembro que meu irmão treinou com a esposa formanda o texto que a ela cabia, visando a uma melhor entonação, as pausas, o tempo total e tudo para que ficasse ótimo.

Na última colação de grau em que estive, um formando do curso de direito, o primeiro nas leituras, para uma mensagem de agradecimento aos pais, de tão carregado de emoção não conseguia sequer começar o texto, somente o fazendo após sua mãe incentivar da platéia, dizendo que ele conseguiria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário