quarta-feira, 21 de abril de 2010

Passo a passo de uma solenidade de Colação de Grau 13

Discursos

Normalmente acontecem discursos de:

  • Orador de Turma – formando eleito pela turma para falar em nome de todos
  • Paraninfo – é como um padrinho escolhido por ser mais amigo, mais próximo, mais “camarada”.
  • Presidente da Solenidade – é quem representa a instituição

Não há uma proibição para que aconteçam outros discursos como por exemplo de Patrono (protetor) e de Nome da turma (alguém que nomeia o grupo de formandos), porém deve-se evitar para não tornar muito longa a cerimônia.

Existem estudos que dizem que um bom orador (discursante) deve ser direto desde o início, pois caso contrário, os ouvintes não prestam atenção às suas palavras e, portanto pensamos que um discurso do tipo deve durar em torno de cinco minutos. É tempo suficiente para dar seu recado.

Também deve haver atenção para o fato de que o discurso deve enaltecer o motivo daquele encontro: os formandos. Nada impede que se fale um pouco da instituição, dos docentes, da política educacional, mas o foco deve ser, sem dúvida nenhuma, os formandos.

Já vimos belíssimos discursos onde se fazia uma “receita de bolo” com algumas qualidades dos concluintes: ...”uma colher de sopa da alegria de fulana, com uma pitada de perseverança de sicrano, duas xícaras da amizade de beltrana...”

Já ouvimos também um excelente discurso onde uma paraninfa destacou de cada um de seus alunos, citando nome por nome, as principais características.

O que definitivamente não pode é fazer pronunciamentos longos demais (acima de 10 minutos) e/ou achar que todos estão ali especialmente para ouvir aquele discurso ou aquela autoridade e não dar o devido destaque aos que realmente merecem naquele momento: os formandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário