segunda-feira, 12 de abril de 2010

Passo a passo de uma solenidade de Colação de Grau 11


A Imposição ou Outorga do Grau


O que é? É o ato em que a instituição acadêmica declara oficialmente que os formandos já cumpriram todas as exigências legais e concluíram com êxito o curso no qual estavam matriculados.

Para se chegar a tal declaração a universidade, por intermédio de sua Secretaria ou Coordenação Acadêmica, verifica a grade ou matriz curricular do curso e do estudante, confrontando por meio de um sistema computadorizado ou manualmente se todas as disciplinas foram cursadas e o aluno foi aprovado em todas. Também é verificada a presença, pois, não pode ser aprovado o aluno que tenha faltado a mais de 25% das aulas.

Como já dissemos anteriormente a seqüência deve ser justamente a de haver a imposição ou outorga do grau, após o juramento do formando, embora já tenhamos visto o contrário. Mas a lógica deve ser: o reitor somente impôs o grau, uma vez que o formando se comprometeu (com o juramento) a defender o honrar o que e curso lhe ensinou.

Destacamos abaixo alguns exemplos de textos pré-definidos para o momento em tela, embora, possam haver muitas variações, inclusive, com improvisação por parte da autoridade que estiver presidindo.


Em nome do Governo do ... e em face das prerrogativas que me concede a legislação em vigor, após juramentos dos formandos, eu vos confiro o grau de ...

Eu, ... por força dos dispositivos legais e regimentais vigentes, considerando cumpridos com aproveitamento todos os requisitos exigidos para a conclusão do curso, concedo o grau de ...

Investido das prerrogativas que me outorga o reitor ..., da Universidade... , eu vos concedo o grau de ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário