sexta-feira, 9 de abril de 2010

Passo a passo de uma solenidade de Colação de Grau 10

Juramentos

Se há uma parte que é obrigatória de haver numa cerimônia de colação de grau, essa é o juramento. A maioria dos outros passos que normalmente acontecem não são indispensáveis, o que não é o caso do tópico que agora abordamos.

A lógica é: o aluno estuda, conclui o curso, jura que vai defender e honrar os preceitos defendidos pela profissão que está assumindo e uma vez que assume tal compromisso, o reitor outorga-lhe o grau a que faz jus. A partir disso o formando passa a ser chamado de bacharel, licenciado ou tecnólogo e está apto a usar o capelo (chapeuzinho), a capa da beca na cor de sua profissão e receber o certificado (canudo).

O juramento deve ser feito com a maior seriedade possível, sem música e envolvendo todos os formandos. Normalmente um formando vai ao púlpito e lê pausadamente o texto para que seus pares vão repetindo suas palavras a cada pausa. Todos devem estar de pé, com braço direito estendido na posição horizontal.


Acontecem casos onde a presidência do evento pede que até o público fique de pé nesse momento, mas á absolutamente injustificável.

Penso que os juramentos devem ser ditados pelos conselhos profissionais, portanto oficiais, e não criados pelas instituições. Até onde sei, todas as profissões tem seu conselho de ética ou algo semelhante que estabelece quais são as diretrizes que o profissional deve observar e isso deve nortear o seu juramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário