quinta-feira, 29 de abril de 2010

Passo a passo de uma solenidade de Colação de Grau 15


Os homenageados

Nunca vi uma cerimônia de Colação de Grau onde não houvesse homenagens.

São, em geral, entregas de placas, ramos de flores e outros mimos. Já tratamos do assunto antes. Veja aqui. Mas também existem as homenagens sem que haja entrega de nada. Explico: quando um (a) professor (a) é eleito (a) paraninfo (a) da turma, isso é uma enorme homenagem; quando qualquer pessoa é chamada para ser patrono ou patrona, {patronesse é termo que liga uma mulher a uma obra beneficente) isso é uma honra; quando alguém cede seu nome à turma, na verdade é uma homenagem que se está prestando a tal pessoa. Também pode ser homenageado sendo chamado de “amigo da turma” – veja que linda homenagem.

Muitos formandos e comissões de formatura pensam que todos os homenageados precisam ser colocados na mesa de honra, que todos precisam receber placas, mas procuramos sempre orientar de que não é bem assim.

Quando há entrega de placas (ou outra comenda), é preciso ressaltar que não é momento para discursos: quem entrega não deve dizer nada, muito menos ler a placa e quem recebe deve se abster de pronunciamentos, porque não é a hora apropriada. O momento pede que se tirem as fotos, acene e retorne ao seu lugar, estando na mesa ou na platéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário