
Os homenageados
Nunca vi uma cerimônia de Colação de Grau onde não houvesse homenagens.
São, em geral, entregas de placas, ramos de flores e outros mimos. Já tratamos do assunto antes. Veja aqui. Mas também existem as homenagens sem que haja entrega de nada. Explico: quando um (a) professor (a) é eleito (a) paraninfo (a) da turma, isso é uma enorme homenagem; quando qualquer pessoa é chamada para ser patrono ou patrona, {patronesse é termo que liga uma mulher a uma obra beneficente) isso é uma honra; quando alguém cede seu nome à turma, na verdade é uma homenagem que se está prestando a tal pessoa. Também pode ser homenageado sendo chamado de “amigo da turma” – veja que linda homenagem.
Muitos formandos e comissões de formatura pensam que todos os homenageados precisam ser colocados na mesa de honra, que todos precisam receber placas, mas procuramos sempre orientar de que não é bem assim.
Quando há entrega de placas (ou outra comenda), é preciso ressaltar que não é momento para discursos: quem entrega não deve dizer nada, muito menos ler a placa e quem recebe deve se abster de pronunciamentos, porque não é a hora apropriada. O momento pede que se tirem as fotos, acene e retorne ao seu lugar, estando na mesa ou na platéia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário