sexta-feira, 30 de julho de 2010

ANULAR MEU VOTO?

Recebi por e-mail um chamado para votar nulo e não resisti a postar aqui, além de ter respondido a mensagem, enviando minha discordância.
Existe um grupo que vive dizendo por aí (e espalhando e-mails) que se mais da metade da população votar nulo, o pleito será anulado. E ainda dizem que voce pode confirmar isso se ligar para a OAB ou para o TSE.
Isso NÃO É VERDADE! É puro erro de interpretação. Voto nulo não anula a eleição.
Uma enchurrada de votos nulos nada mais é do que um montão de eleitores que se eximiram da respondabilidade de decidir o seu próprio futuro e de seus filhos.
Um exemplo claro e prático: Em Campos, nas eleições de 2008, a prefeita (hoje cassada) Rosinha venceu as eleições e foi diplomada. Em 2010, o TRE cassou a prefeita e declarou que seus votos foram anulados, mandando que houvesse nova eleição. (existe um recurso dela no TSE)
Vejam bem: a nova eleição é por causa dos votos que foram anulados e não porque alguém ou mais da metade votou nulo. É diferente.
Existe um site editado por um profundo conhecedor de legislação eleitoral, com formação sólida em direito e que exerce inclusive a função de chefe de cartório eleitoral que tratou desse assunto a algum tempo (veja aqui). Como ele mesmo diz na postagem sobre esse assunto ... "se dos 326 mil eleitores de Campos, por exemplo, 325 mil anularem seus votos (ou votarem em branco), o Prefeito será escolhido pela vontade de apenas mil cidadãos, já que os demais apenas lavaram as mãos"...
A confusão está na interpretação errônea do que diz a lei: o Tribunal pode anular os votos dados a alguém (por exemplo se ficar provado que votos foram comprados ou que não houve igualdade de condições na disputa entre outras hipóteses) e nesse caso mandar fazer nova eleição.
Em Campos as eleições já foram anuladas antes e estão sendo agora.
Não se trata de você eleitor "melar" a eleição por votar nulo e sim o Tribunal anular os votos dados a um determinado candidato e mandar que haja nova eleição. 
Não vote nulo.
Acredite na mudança!
Analise bem os candidatos, sua vida, sua atuação por onde passa, o que fez, a quantos processos responde e tantos outros quesitos. Decida que você vai fazer parte do processo e cobre desse candidato que você eleger.
Afinal, se você não participa, que direito terá de cobrar ou criticar???

7 comentários:

  1. Se você não escolhe um candidato, mesmo que ele não vença a eleição, não terá direito algum de reclamar posteriormente de nenhum deles!

    ResponderExcluir
  2. Vou anular meu voto sim! Naõ acredito que um candidato qualquer vai trabalhar apenas recebendo seu salário. Ele sempre vai querer mais, e assim se aulto promover. Anular o voto e um ato de cidadania como votar em um canditado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, pois além de ser um ato de cidadania onde está a democracia?

      Excluir
  3. Mesmo respeitando a opinião do anônimo, afirmo que não acreditar que um candidato após eleito "vai trabalhar apenas recebendo seu salário", é triste: minha mãe sempre disse que o bom julgador, por si julga os outros. Há uma diferença entre ser honesto e não ser. E há sim gente honesta querendo trabalhar pelo povo e só receber o que lhe for devido.

    ResponderExcluir
  4. não voto em marginais. vou anular sim. se alguem te roubar, não ponha a culpa em mim.

    ResponderExcluir
  5. Vou anular também! Pelo ao menos vou ter a consciencia cidadã de não pactuar com a politica de anos de roubalheira realizada por um sistema que quem se elege são aqueles que fazem pacto com os verdadeiros gestores do poder.

    ResponderExcluir
  6. Ja anulei meu voto é so sai de casa porque sou obrigada nao sei que democracia é essa pois eu deveria ter opiçao de nao votar isto é ridiculo que democracia é esta? vote nao cidadão para ver como voçe fica devendo para a justiça eleitoral.

    ResponderExcluir