segunda-feira, 5 de julho de 2010

Erros

Agora há pouco num educativo programa de rádio, os apresentadores cometeram tres erros que não conseguimos deixar de comentar aqui, sempre no intuito de ajudar a esclarecer a maneira correta de falar, apesar de não sermos especialistas no assunto:
1 - Eu quero "só apenas" dar minha opinião ... - e apenas são sinõnimos e não devem ser falados juntamente na mesma frase;
2 - Todos foram unânimes em afirmar ... - mais uma vez: se todos afirmaram é porque a afirmação foi unânime. É um erro usar as duas palavras na mesma frase. Tanto este quanto o exemplo acima formam o que se chama de tautologia.
3 -  Entre eu, voce e o Washington ... (nome iventado) - quando o correto deveria ser " Entre mim, voce e o Washington...
O que lamentamos principalmente é que se trata de um programa que é muito ouvido e quem ouve, normalmente associa uma certa "cultura" aos apresentadores e podem achar que eles (tidos como cultos) não estão cometendo qualquer deslize no vocabulário.
Penso (e posso estar errado) que pessoas que exercem tal função deveriam ter mais cuidado quando falam, pois são, sabidamente, formadores de opinião.

Postado por Pedro Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário