sexta-feira, 16 de julho de 2010

Erros na propaganda

Trago hoje fotos de duas faixas afixadas num lugar qualquer da nossa cidade, para comentar alguns equívocos costumeiros.
Reitero que não sou especialista em língua portuguesa e que comete erros também.
Na primeira foto vemos um erro comum que: quem entrega, entrega algo a alguém em algum lugar; não existe entrega a alguém a algum lugar. Portanto o correto é “ENTREGA EM DOMICÍLIO”
A segunda foto traz uma faixa, como menos de 20 palavras e que está recheada de erros gritantes. Vamos enumerar:
1. provavelmente tentou-se escrever “point” que é palavra muito usada por quem gosta de estrangeirismo - significa ponto (em inglês), mas escreveram “ponti”.
2. está escrito: “temos novidades às 10”...; primeiro faltou incluir dois pontos, logo depois da palavra “novidades”, pois estaria explicando o que se tem de novidade e ainda foi acrescentado indevidamente o sinal de crase em “as 10”;
3. “primeiras pessoas ganha”, quando é claro que se está no plural a concordância teria que ser obrigatoriamente “GANHAM”;
4. ...”ganha grátis”... – se alguém ganha, não paga. Se não paga, é claro que aquilo que se está levando é grátis. É tão errado quanto subir para cima ou entrar para dentro.
A falta de atenção com o que se escreve, traz problemas até mesmo comerciais. Eu mesmo, mesmo se tivesse a intenção de conhecer o produto anunciado, desistiria por conta de uma propaganda mal feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário