segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cerimonial no seminário de eficiência

Fizemos um comentário num blog mas achamos pertinente criar uma nova postagem sobre o assunto.
Trata-se da mesa oficial do encerramento do Seminário Eficiência na Gestão Pública, na noite deste sábado (13), no Teatro Municipal Trianon.
Analisando a foto sob o ponto de vista do cerimonial temos:
  1. é um evento local, promovido pela prefeitura em um recinto que pertence à municipalidade;
  2. temos como autoridades na mesa: prefeita, vice-prefeito, dois deputados federais, um secretário municipal e um presidente de instituição particular;
  3. para a composição da mesa, sob o prisma da ordem de precedência, dado o caráter do evento: 
Acima temos, ao nosso ver, a melhor composição da mesa de honra: a prefeita à direita do centro da mesa, seguida pelo deputado Federal Garotinho, como deferência por ser marido da prefeita, o vice-prefeito, o deputado federal Paulo Feijó, o Secretário de governo e o presidente da instituição.
Do jeito que estava, ou o Cerimonial da Prefeitura errou trocando algumas posições ou colocou de propósito o Deputado Garotinho como maior autoridade do evento.
Pode mesmo ter sido um erro, já que o deputado Feijó, que é federal, foi colocado na ordem de precedência após um secretário municipal. Se olharmos com maldade podemos até imaginar que a ordem estabelecida também foi proposital, por aspectos políticos que fogem às regras do Cerimonial. Mas nesse caso não temos competência para discutir.


Um comentário:

  1. Esse cerimonial da prefeitura é a maior concentração de puxa-sacos por m2. É por essa razão que dá tudo errado.São dignos de pena.O locutor(mestre de cerimônia é outra coisa),é de uma boçalidade a toda prova.Infelizmente ninguém procura fazer cursos sobre cerimonial.A coisa é mais complexa do que imaginam.Assisti a uma cerimônia no CESEC,não faz muito tempo,ocasião em que hastearam a Bandeira Nacional de cabeça pra baixo. Na mesma hora,fui embora.

    ResponderExcluir