terça-feira, 2 de agosto de 2011

Um monstrengo chamado Estatuto

A falta de tempo não nos permite esmiuçar o suficiente o Estatuto da Fundação Municipal de Saúde, publicada hoje no D.O., mas pelo pouco que pudemos analisar, trazemos:


  • Temos numa mesma Organização, 4 (quatro) DAS-1 e uma estranha hierarquia onde o Presidente da Fundação, o Superintendente Geral do HFM, o Superintendente Geral do HGG  e até um Superintendente Geral de Atenção Regional (o que é isso), subordinados àquele, ganham o mesmo valor. Ou seja: o chefão ganha a mesma coisa que seus subordinados imediatos;
 
  • Encontramos, salvo engano, 2 (dois) DAS-2 e nenhum DAS-6
 
  • Na estrutura que funcionava na Fundação Dr. João Barcelos Martins, a chefe de Gabinete era uma espécie de Secretária da chefia. Agora temos que, de acordo com o Artigo 20, § 2º, o Presidente será substituído pela pessoa que estiver ocupando a Chefia do Gabinete. Como é natural que o Presidente da Fundação, sendo também o Vice-Prefeito do município, se ausente com muita freqüência, o (ou a) Chefe de Gabinete exercerá a presidência muitas vezes. A pergunta é: quem será essa pessoa? Será a Secretária do Vice-Prefeito?
 E mais: pela publicação a estrutura  ...“possui a seguinte constituição:”

I. Conselho Curador;
II. Presidência;
III. Chefia de Gabinete;
IV. Superintendência Geral do Hospital Geral de Guarus;
V. Superintendência Geral do Hospital Ferreira Machado;
VI. Superintendência Geral de Atenção Regional;

  • Isso então significa que quem estiver exercendo a função de Chefe de Gabinete, terá mais poder nas mãos que os Superintendentes. Mas o Chefe de Gabinete é DAS-2 enquanto os outros são DAS-1. Também significa que um Chefe vai mandar mais que um Superintendente. Será isso mesmo?

E existe um monte de coisas muito estranhas como:
Ø      O setor de Compras vai ter bem mais trabalho, já que terá que trabalhar por mais unidades, o mesmo acontecendo com o Setor de Contratos. Na estrutura apresentada houve uma fusão dos setores com a "Coordenação de Compras e Administração de Contratos", o que, me parece, ser uma nova, espinhosa e complexa área. Mas, o DAS foi rebaixado de 4 para 5. Ou seja: alguém vai trabalhar bem mais, ter acrescida em muito a sua responsabilidade e vai ganhar menos do que hoje, cada responsável por cada setor ganha.
Ø      A Coordenação de Hotelaria tem DAS-5 enquanto a Supervisão de Almoxarifado tem DAS-7. Qual é a lógica?

Assessorias?
Assessor de Comunicação Social                                DAS-4
Assessoria Assessor de Tecnologia da Informação        DAS-3
Assessoria Assessor Técnico                                      DAS-3
Assessoria Assessor Jurídico                                      DAS-3

O que justifica que os Assessores de Tecnologia da Informação, Técnico e Jurídico ganhem mais que o de  Comunicação Social?
O que é e qual seria a especialização do Assessor Técnico? Técnico de quê?
O Assessor Jurídico  participou da elaboração do monstrengo? Ele já era DAS-3?
Não havia um organograma feito com base em estudos profissionais e altamente técnicos que seria publicado? Quem alterou? Por quê?


Atualizado em 03/08 para consertar o título, com a observação da Gianna Barcelos

3 comentários:

  1. Ricardo Madeira foi rebaixado de Presidente para Superintendente, mas foi premiado com o mesmo salário?

    ResponderExcluir
  2. É engraçado ver essas coisas acontecendo. Onde ninguém fica sabendo o que estão fazendo e nem onde foi criado este estato.

    ResponderExcluir
  3. É impressionante ver tanta formalidade para se desmontar algo que funcionava na medida do possível, e fazer se igualar com o pior.

    ResponderExcluir