sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cacofonia novamente

Cacofonia...
Esse tema já foi objeto de uma postagem anterior, mas como é sempre atual, voltamos a abordar o assunto:
É um vício de linguagem.
Acontece quando a junção de duas palavras resultam um "som desagradável", por formarem outra palavra muitas vezes semelhantes a um palavrão ou uma coisa engraçada ou pejorativa.
Alguns chegam a dizer que ocorre somente quando se junta a última sílaba de uma palavra com a primeira de uma outra (ex: uma mala), mas vamos mostrar exemplos fora desse tipo de junção.

"Uma mala é mais do que um simples saco.
                                                               Uma mala tua vale menos que uma minha"

"Entre a Russia lançar um missil ou Cuba lançar, eu prefiro ver Cuba lançando

Quando falamos Cuba, não há nenhum problema; se falarmos: "Tem muitos moradores de Cuba fugindo do país.", nada há de errado, mas se falarmos como nos exemplos acima:
Cuba_lançar ou Cuba_lançando, os sons não ficam muito bem.

E voce se lembra quando o nosso presidente Lula visitou um país chamado Gana?
Na foto ao lado podemos ouvir alguém lendo: Lula engana

Outros exemplos: 


  • Quando alguém liga para voce, mas percebe que ligou para um número errado, ao se desculpar, diz: "Desculpa então." Qual é o som que fica quando a pessoa fala de forma rápida? "Discup intão"
  •  Muito se comenta, e nós nem precisaremos comentar sobre um episódio de um jogo de futebol entre Brasil e Coreia, onde alguém comentou: - "Fabio Conceição pediu a bola e Cafu deu." 
  •  Dona Maria está passando a receita de uma carne quando alerta: - Não pode colocar alho inteiro. Tem que picar alho sempre."  Também sem nossos comentários.
  • Duas pessoas conversam quando uma pergunta à outra se ela foi ver os shows de um determinado evento, acontecido nos últimos dias, quando a outra responde:  - " Eu não fui dia nenhum." O cacófato é justamente quando alguém ouve da conversa: Não fuidia...
E ainda temos a famosa musiquinha "O Cume"




No alto daquele cume
Plantei uma roseira
O vento no cume bate
 A rosa no cume cheira

Quando vem a chuva fina
Salpicos no cume caem
Formigas no cume entram
Abelhas do cume saem



Quando vem a chuva grossa
A água do cume desce
O barro do cume escorre
O mato no cume cresce

Então quando cessa a chuva
No cume volta a alegria
Pois torna a brilhar de novo
O sol que no cume ardia







Um comentário:

  1. Pedro, o que mais me irrita no linguajar campistês, é a expressão: " eu tinha falo". Quando oriunda de uma mulher então... sinceramente eu não deixo escapar.

    Agora uma coisa que eu tenho dúvida aqui nos Blog's: Quando estamos conversando e uma pessoa fala uma palavra errada, eu repito falando o correto, na hora. (se ela percebe ou não o tempo vai dizer) E, nos blog's quando escrevem errado, o que fazer? (não é comer uma letra, ou escrever uma palavra ou outra errada... isto eu relevo, ou se tenho intimidade deixo um recadinho). Mas, e aqueles que reiteradamente fazem uma postagem cheia de erros? Fernando Leite hoje chamou atenção para isto e estou aqui refletindo.

    ResponderExcluir