quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O que vestir nas festas de formatura?

Matéria de Nathália Ilovatte, iG São Paulo, sobre as dúvidas dos jovens para saber o que vestir quando se vai a um baile de formatura

  
Caso você tenha recebido um convite para uma formatura – ou para várias delas – não entre em pânico. O dress code não é tão restrito assim, e você pode unir a formalidade da ocasião ao seu estilo e ao conforto necessário para aproveitar a festa.
 
Se o evento é tradicional, à noite e em um lugar fechado, como um buffet, você pode usar um vestido acima do joelho. Mesmo que você seja formanda, não precisa usar um longo, a menos que isso seja uma exigência. “Um tecido mais fino, como seda pura, tafetá ou cetim, ficam bem. Mas é melhor evitar algodão, linho, sarja e outros tecidos muito esportivos”, explica a consultora de imagem Vanessa Barone.
 
O modelo do vestido vai depender exclusivamente do seu estilo, mas Vanessa dá algumas dicas. “Meninas com pouco seio podem usar um tomara-que-caia, já as com muito busto devem dar preferência aos modelos de alças largas, para dar sustentação”, diz. “O vestido não precisa ter muito brilho, paetês e bordados, e precisa ser confortável”, explica a consultora. Afinal, ninguém consegue dançar por muito tempo com uma roupa incômoda, que te faz ficar o tempo todo puxando a saia para baixo, o decote para cima e o cinto para o devido lugar.
 
Nos pés, um salto para dar uma postura elegante, caso você esteja acostumada a usar. Se não se sentir bem, melhor optar por uma sapatilha mais chique. Mas Vanessa avisa: “Se a formatura for de faculdade, tem que usar salto!”. Aí, o jeito é optar por um meia pata, que é mais confortável, ou por um salto médio ou baixo.
 
Caso a festa seja durante o dia e em um lugar aberto, mas nem tão informal quanto um churrasco, por exemplo, a escolha do outfit fica mais difícil, porque o que ficaria bem à noite acaba pesando demais durante o dia, mas se o look for muito leve, fica informal demais para a ocasião. De acordo com a consultora de estilo Bia Paes de Barros, a solução é se vestir para a balada. “O salto não pode ser tão alto, o vestido tem que ser mais claro e pode até usar short de alfaiataria, malhas, tricot...”.
 
A maquiagem, nessas ocasiões, deve ser leve, só um rímel e um batom clarinho, e não é preciso fazer um cabelo muito elaborado. Pode até deixá-lo solto, desde que faça uma escova.
 
Mas, o mais importante, tanto nas formaturas tradicionais quanto nas mais descontraídas, é não se fantasiar de mulher adulta. “O grande erro que as meninas cometem é querer se vestir como mais velhas, com maquiagem pesada, cabelo muito arrumado e parecendo mulheres adultas”, diz Bia. “Elas devem investir mais em cores fortes, estampas e acessórios legais, desde que de acordo com a idade. Não adianta pegar as jóias da mãe”.
 
Para os meninos
Tudo bem que homens demoram só uns dez minutos para se arrumar, mas eles também ficam em dúvida sobre o que vestir nessas ocasiões. A dica é usar calças de alfaiataria, camisa e blazer, conforme manda o figurino, mas dispensar a gravata. De acordo com Vanessa, gravatas envelhecem, então melhor deixar para usar na formatura da faculdade.
 
Se a festa é à noite, melhor optar pro cores escuras. Se a roupa for muito clarinha, vai parecer casual demais para a ocasião.
 
Em festas mais informais, eles podem usar até um jeans, desde que seja bem careta, sem rasgos e acid wash. Camisa de manga longa também é bem vinda, e nos pés, dock side ou mocassim sem meias. “Caso não queira usar jeans, pode optar por uma calça de algodão, que não precisa ser alfaiataria”, diz Vanessa.

http://jovem.ig.com.br/igirl/noticia/2010/11/09/o+que+vestir+nas+festas+de+formatura+10053093.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário