segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cerimonial para uma presidente

Temos lido cotidianamente notícias e cogitações a respeito das mudanças  no governo a partir de primeiro de janeiro. É natural que a nova governante faça as alterações que achar conveniente, ouvindo a coligação que a elegeu.
Entretanto temos pelo menos uma mudança que terá que ocorrer por uma questão prática: o Cerimonial.

O Cerimonial da presidência da república vai mudar obrigatoriamente por conta de que tudo estará voltado para uma mulher que estará no centro das ações, quer seja em viagens, em recepções e comparecimentos a festividades e comemorações e nas questões laborativas em geral. Além disso o ou a cerimonialista deverá levar em consideração que a presidente não tem marido e, portanto, comparecerá sozinha aos eventos em geral, diferentemente de hoje quando o presidente Lula está sempre acompanhado de D. Marisa.
A chefia do Cerimonial até poderia ser a mesma de hoje mas, a equipe tem que ser alterada para incluir mulheres nos pormenores acerca do cerimonial e protocolo da nova chefe do governo.
Detalhes como vestimentas, aposentos, saúde e tantas coisas do cotidiano feminino, quer seja no trabalho, ou nas  horas vagas, assim como nas atividades comemorativas terão que ser vistas sob um olhar diferente.

Um comentário:

  1. Bom .
    Num AINDA patriarcado, uma presidenta nos fará lembrar de que a igualdade de direitos é mais que um cumprimento coanstitucional: é civilizado.
    Preconceito, seja qual for,é para cabecinhas tacanhas,com algum problema ainda a ser resolvido dentro de si não é mesmo?
    Vida longa à Dilma.
    Boa sorte para nós e para a presidenta.
    POR UM BRASIL MAIS JUSTO.

    ResponderExcluir