terça-feira, 20 de julho de 2010

Bandeiras na posse da ACL


Aconteceu na noite de ontem a posse de Elmar Martins na Academia Campista de Letras.
Diversas personalidades estiveram presentes à solenidade, algumas sendo empossadas na atual diretoria, outras tantas dando brilho à cerimônia.
Sob o ponto de vista do cerimonial, temos a abordar as bandeiras, colocadas corretamente no lado direito do palco, porém numa ordem equivocada.
Para começar a explicação em relação ao posicionamento das bandeiras, precisamos dizer que a precedência estabelece que, em dispositivos ímpares, a mais importante fica no meio, seguida pela segunda mais importante do seu lado direito, a terceira a sua esquerda e assim por diante( quanto a isso praticamente não há dúvidas); em dispositivos pares, a mais importante fica no centro direita (à direita do centro), seguida pela segunda mais importante a sua esquerda, a terceira a sua direita e assim por diante. É sempre o mesmo esquema de centro, direita, esquerda, direita, esquerda, etc.
Não podemos deixar de lembrar que para se estabelecer o que está à direita ou à esquerda, o(a) cerimonialista deve estar no palco e de frente para a platéia; ou no centro de um prédio olhando para os transeuntes na rua.

Vemos então na foto e reproduzimos na figura 1, uma panóplia com quatro bandeiras, sendo o esquema como segue:
(do ponto de vista do público) a primeira da esquerda é a bandeira do Estado do Rio de Janeiro; na seqüência temos a do Brasil (posição correta), a do município de Campos e a da ACL. Para quem olha do palco para a platéia, vê a ordem inversa.
Quem fez o ordenamento(deveria estar no palco olhando para a platéia) colocou a do Brasil no lugar correto, ou seja, à direita do meio, mas deixou de colocar na segunda precedência a bandeira do estado do Rio de Janeiro (do lado esquerdo), já que o esquema tem que continuar direita, esquerda... Do jeito que está na foto e no esquema acima, a bandeira do município de Campos está com maior “importância” do que a do Estado do Rio.


Ao lado colocamos, na figura 2, o correto ordenamento que deveria ter sido observado na cerimônia.
Repetindo: o(a) cerimonialista se colocaria no meio das quatro bandeiras, estabeleceria
que, a que estivesse do lado direito do meio exato teria que ser a bandeira do Brasil; a partir daí, a segunda mais importante (Estado) ficaria do lado esquerdo, a terceira do lado direito e a quarta novamente à esquerda

Um comentário: