terça-feira, 18 de maio de 2010

Passo a passo de uma solenidade de Colação de Grau 17

Antes do final 
Antes do encerramento de uma cerimônia de Colação de Grau, podem acontecer alguns detalhes que precisam ser mesmo pequenas coisas. Explico: penso que o ponto alto da solenidade é a entrega dos canudos e portanto, após isso, muito pouco ou quase nada deveria acontecer. Se é para acontecer algo que seja bem breve, tipo uma mensagem de despedida da turma, com um texto bem curto. Sempre que possível (demanda mais gasto e é necessária a concordância da instituição) procuro fazer um brinde (com champanhe ou espumante) criando um pequeno texto onde se enaltece as qualidades da instituição de ensino e, principalmente, o enorme feito por aqueles novos profissionais que tornaram-se aptos ao mercado de trabalho. 
Há também a possibilidade de trocar o brinde por uma representação da vitória, quando em outro texto, busco comparar o canudo recebido como sendo um troféu de primeiro lugar numa competição.
Tudo, no meu modo de ver, precisa ser curto, até porque a esta altura a cerimônia já está transcorrendo há algum tempo, as pessoas já estão cansadas e ainda precisa acontecer o discurso de encerramento por parte da maior autoridade e/ou presidente da mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário