quarta-feira, 5 de maio de 2010

Passo a passo de uma solenidade de Colação de Grau 16

Os “canudos”
Os canudos, numa cerimônia de Colação de Grau, simbolizam os diplomas dos novos profissionais que acabam de se graduar.
Em algumas instituições (também alguns cerimonialistas) colocam a fase da entrega dos canudos no meio do evento, mas preferimos que seja bem no final. A justificativa para nossa opção é por se tratar do ponto mais alto da solenidade, e, portanto, deve ter seu momento postergado.
Como mostra a foto ao lado, existem muitos modelos, muitas cores e tipos, sendo uns mais e outros menos elaborados. Os canudos podem ser entregues vazios ou contendo os certificados ou até alguma lembrançinha. Via de regra os fotógrafos profissionais pedem que os recém-formados ergam seus canudos para tirar fotos, demonstrando o orgulho por ter conquistado aquele objeto que sempre comparamos a um troféu de primeiro lugar.
Em algumas cerimônias somente uma determinada autoridade faz a entrega aos “formandos”; em outras as entregas são feitas por diversos professores da mesa, mesmo que sem qualquer planejamento, embora possa ser, em alguns casos, tal escolha fruto da proximidade entre aluno e professor.
Aconselhamos, sempre que podemos que todos os integrantes da mesa estejam de pé quando os recém-formados forem até a mesa receber seus canudos, assim como, todos os que estiverem recebendo devem cumprimentar todos os integrantes da mesa. Isso porque temos testemunhado autoridades que parecem não estar numa comemoração nem que dam a devida importância para os protagonistas de um evento de Colação de Grau. Também achamos deselegante um "formando" receber seu canudo de uma determinada autoridade, cumprimentá-la e sair.
Nesse momento todos os integrantes da mesa representam o "mundo inteiro" que parabeniza aquele novo profissional e este, representa todos os seus convidados que cumprimentam e agradecem a cada um dos integrantes da mesa como sendo parte da instituição de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário