quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Gordinho não pode Colar Grau?


"Faculdade dos EUA recusa formatura a alunos obesos
Uma universidade dos Estados Unidos está provocando polêmica após anunciar que vai recusar a formatura de alunos obesos.

Em 2006, a Lincoln University, em Oxford, no Estado da Pensilvânia, havia obrigado os estudantes com índice de massa corpórea (IMC) acima de 30 - um indicador de obesidade - a praticar Educação Física três horas por semana.

O curso inclui atividades como hidroginástica, aeróbica e artes marciais.

Agora que a primeira turma está para se formar, os que não reduziram seu IMC correm o risco de não conseguirem se formar.

"Cerca de 15% de nossos alunos não conseguiram um IMC menor que 30, portanto, esperamos que dezenas deles não completem o curso", disse à BBC James L. DeBoy, chefe do departamento de Saúde, Educação Física e Recreação da universidade.

'Epidemia' LeBoy defendeu a decisão da instituição, dizendo que "tempos drásticos requerem medidas drásticas".

"Estamos em meio a uma epidemia de obesidade nos Estados Unidos, e sabemos que a obesidade se associa a doenças do coração, diabetes, acidentes vasculares-cerebrais, câncer e problemas ósseos e musculares", afirmou.

Mas muitos alunos vieram a público para reclamar da universidade.

"O requisito do IMC é ridículo", definiu Sharifa Riley, aluna de jornalismo, à BBC.

"Estou perfeitamente consciente de que a obesidade está se tornando um problema, principalmente para pessoas da nossa idade. Mas os estudantes vêm à universidade para receber uma educação", disse. "Para mim, trabalhar durante quatro anos para chegar ao final do meu curso e alguém me dizer que não posso me formar por causa do meu peso, não tem nada a ver." Em entrevista à rede CNN, o professor de Direito David Kairys, da Universidade de Temple, também na Pensilvânia, disse que, do ponto-de-vista legal, a exigência da Lincoln parece "paternalista" e "intrusiva".

"O curso de fitness deveria ser uma escolha do estudante", concluiu."

• do UOL Educação – fonte http://noticias.bol.uol.com.br/educacao/2009/12/01/ult3278u188.jhtm

Resta saber se a exigência da prática de Educação Física foi incluída na matriz curricular como disciplina obrigatória: caso tenha sido incluida se alguns estudantes foram reprovados nessa disciplina, estaria justificado que os mesmos não estejam aptos para a colação de grau. Mas ainda restaria a questão de ter sido ou não incluida após o ingresso dos estudantes nos cursos que estão gerando tal polêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário