terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Evolução


Designers criam sistema de segurança nas estradas

Batizado de Transparentius, o sistema permite ao motorista que segue atrás de um caminhão "enxergar" se a estrada está livre para ultrapassagens.

Quem costuma dirigir em estradas sabe como é perigoso ultrapassar um caminhão. Entra curva, sai curva, não é fácil enxergar se há carros vindo na outra direção e concluir a manobra com segurança.

Foi pensando nisso que um estúdio de design industrial e gráfico da Rússia criou o Transparentius.

O sistema conta com uma câmera, que grava tudo o que está acontecendo na frente do caminhão, e com um projetor, responsável por exibir as imagens na parte de trás do veículo, fazendo com que o motorista que vem logo atrás veja com clareza se o caminho está livre, antes de fazer a ultrapassagem.

O sistema praticamente transforma o caminhão num objeto "transparente" para o motorista de qualquer veículo que estiver "seguindo" um caminhão - o que explica o nome "Transparentius". Criada pelo Art Lebedev Studio, a tecnologia ainda não saiu do papel. A empresa ainda estuda quais serão os melhores equipamentos para fazer a projeção, sem que a imagem sofra com o reflexo da luz do sol.

Por Época NEGÓCIOS Online

Nota nossa: a tecnologia e a inovação estão sendo aplicadas em quase todos os campos do mundo inteiro; mesmo assim a Fifa continua não aceitando aplicá-las nos campos do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário