sábado, 28 de novembro de 2009

Num certo encontro


Existe um ditado que diz que “não se pode fazer um omelete sem quebrar os ovos.”
Igualmente não se consegue realizar um evento sem organização e planejamento.
Existem pessoas de boa vontade que, para conter custos, ficam encarregadas de ver isso e agir aquilo, mas sem o mínimo preparo para tanto, o resultado não será dos melhores.
Acabamos de participar de um evento que reuniu profissionais de várias cidades das redondezas de Campos.
Gastou-se com bom coffe break e coquetel, pastas para os convencionais, ampla participação inclusive de patrocinadores, apresentações artísticas, Mestre-de-Cerimônias (MC) profissional etc.
Porém a escolha do local não foi a melhor uma vez que não havia refrigeração, nem ventiladores e, como o evento ocorreu durante o dia todo, o calor fez com que muita gente desistisse de continuar, muitos dispersaram ficando em locais mais abertos e distantes, além da compreensível falta de concentração nas palestras que ocorriam.
Também faltou profissional para dizer, por exemplo, que era necessário locar microfones. O único existente não era de boa qualidade e impedia, por não haver outro, a alternância entre o condutor do evento (MC) e os integrantes da mesa.
Mas o pior de tudo eu ainda não contei: os organizadores estipularam determinada seqüência e o MC preparou o roteiro do início ao fim, como era de se esperar. Porém, a toda hora, os próprios organizadores alteravam o ato que viria a seguir, surpreendendo tanto o MC quanto até mesmo outros integrantes da Comissão organizadora. Até que no final um desses organizadores – aquele que mais alterava o programado – assumiu para si a função de condutor do evento, deixando o MC de lado e chegando ao cúmulo de dar prosseguimento ao evento, mesmo após o presidente do encontro ter declarado encerrada aquela solenidade.

Tudo legal – estavam todos entre amigos – mas deve-se evitar tais práticas justamente para mostrar a todos a capacidade de realizar determinado evento com organização, planejamento e profissionalismo, a ponto de todos ficarem satisfeitos.
A técnica NHS (na hora sai) - como diz meu irmão - não é muito recomendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário