sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Carta do Rio de Janeiro

Os cerimonialistas universitários e acadêmicos das instituições de ensino superior brasileiras que, pelo terceiro ano consecutivo, reúnem-se no Encontro Nacional de Cerimonial Universitário, na Cidade do Rio Janeiro, no Campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vem a público fazer as seguintes colocações:
1. O cerimonial universitário e acadêmico das instituições de ensino superior brasileiras é ferramenta inconteste da manutenção da imagem das instituições ora representadas, cabendo-lhe zelar pelos ditames previstos na Lei e símbolos institucionais e cuidar da interface das instituições com a comunidade, seja ela representada pelo segmento público, privado e comunitário;
2. para que nossas atribuições sejam plenamente cumpridas, se faz necessário que as instituições de ensino superior brasileiras, as entidades representativas e os órgãos de governo reconheçam a relevância do trabalho executado pelo cerimonial, dando respaldo institucional ao nosso trabalho;
3. Por ser uma profissão, ainda em reconhecimento, esperamos que, em face da relevância de nossas atribuições, os profissionais que hoje executam essa atividade, sejam reconhecidos e dignamente remunerados por suas instituições.
4. Considerando o exposto acima, que reafirma a Carta de Florianópolis, 2007, é imperativa a implantação e consolidação urgente do setor de cerimonial, em nível de organograma, nas instituições de ensino superior brasileiras.
Estas são as ponderações apontadas por um grupo de mais de 90 cerimonialistas de todo o Brasil que, ora, reuniram-se na cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário