domingo, 18 de setembro de 2011

Na semana passada, já com uma imobilização no braço, estivemos em São João da Barra e não deixamos passar em branco, um erro relacionado às bandeiras que encontramos.
Figura original

Vemos a Bandeira do Brasil em um mastro maior que os outros e isso não está errado. Vemos também que existem cinco mastros e se lá estivessem colocadas cinco bandeiras, a posição da Bandeira Nacional estaria correta. Mas a do Estado do Rio estaria errada se fossem cinco e está errada, assim como a do Brasil, em número de quatro. O prédio tem uma placa do IFF mas não há uma bandeira da instituição.
alertamos que a nossa visão quando fotografamos é diferente da de um Cerimonialista colocando as bandeiras nos mastros, vemos, além das duas já citadas, uma bandeira do município e uma outra que não conseguimos identificar.
Figura criada com a Bandeira do IFF
 A ordem, do ponto de vista do público está, da esquerda para a direita:
Município, Instituição não identificada, Brasil e RJ; acreditamos que a última seria a do IFF.

A posição correta precisa ser definida sob o ponto de vista do Cerimonial (de frente para o público) e sob esse prisma teria que estar, da esquerda para a direita:


IFF (admitindo que existisse lá), RJ, Brasil, Município e  Instituição não identificada.
Correta, supondo-se 5 bandeiras

Por que? Porque a do Brasil estaria no meio (indiscutível), à sua direita a do Estado do RJ, à esquerda da do Brasil o Município de S. J. da Barra, à direita da bandeira do Estado, a do IFF e, considerando a bandeira que não identificamos como de uma instituição menor que o IFF, sendo a última.

Caso sejam mantidas apenas as quatro bandeiras, a ordem mudaria e para que ficasse correta, teria que ser colocada: (lembrando que é sob o ponto de vista de alguém que está de frente para a rua:
- da esquerda para a direita: Municipio, Brasil, Estado e Instituição.
Posicionamento correto - supondo-se 4 bandeiras
     












 Ao lado do prédio que fotografamos, existe a Delegacia que, conforme podemos ver, ostenta três bandeiras que estão colocadas na ordem correta.
A nossa única observação é com relação ao local onde estão os mastros, pois deveriam ter sido colocados do lado direito da entrada principal, mas foram instalados e estão do lado esquerdo.

Um comentário: