sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Mais uma vez a atuação do Mestre de Cerimônias

Aconteceu no último dia 05, no Centro de Convenções da Uenf, duas sessões de Colação de Grau de diversos cursos da Universo campus Campos dos Goytacazes.
Numa delas estava minha linda Karol que se formou Bacharel em Educação Física.
Uma cerimônia rápida, bonita e bem organizada.
As bandeiras estavam no lugar certo, à direita do palco e da mesa, no ordenamento correto também.

Nosso olhar crítico não poderia deixar passar, a exemplo do semestre passado, a postura da pessoa que ora atuava como Mestre de Cerimônias, ora como maestro de uma orquestra sem instrumento e, por fim, o que parecia ser um político pedindo votos.
A atuação como Mestre de Cerimônias, anunciando as diversas fases da solenidade, foi boa e não temos o que contestar. Apenas não achamos correto o uso de beca por parte dele.
O Mestre de Cerimônias deve usar roupas sóbrias e discretas.
O que mais discordamos foi a insistência de deixar o púlpito para ir instruir os formandos e exigir que, na hora da execução do Hino Nacional, todos teriam que colocar a mão no peito e também se virar para o local onde estavam as bandeiras.
 Pelas fotos podemos ver que a representante do curso de direito, sabiamente, não acolheu as instruções e até induziu o outro professor ao seu lado a também não aceitar.
Continuamos dizendo que não estão certas tais atitudes e destacamos novamente que, quem conhece a lei, como a que citamos acima, comportou-se conforme a lei exige e nós aqui sempre ressaltamos.
Por fim aquele que era Mestre de Cerimônias, deixou em seu lugar uma funcionária que para fazer a chamada dos novos graduados e ele passou a receber efusivamente aqueles que iriam à mesa receber seus canudos: beijinhos nas moças, aperto de mão e tapinha nas costas dos rapazes.
Por quê? Com qual finalidade? Qual a simbologia de tal ato? O que representa tal atitude no meio acadêmico ou no significado daquela cerimônia.
Alguém disse que poderia ser uma maneira de levantar o moral dos novos graduados. E quem disse que eles, principalmente naquele momento de glória, precisam de algo do tipo? Sem dúvida nenhuma é o momento em que o antigo aluno comemora uma vitória pessoal, saindo do recinto com uma graduação reconhecida por todos e onde não há qualquer "baixo astral".
Não conseguimos desvendar e não temos como trazer respostas.
Numa cerimônia de Colação de Grau, todas as atenções são para os formandos/graduados.
Depois deles, para os professores e para a maior autoridade: Reitor, diretor , coordenador...
Com sua atitude, ele parecida querer chamar a atenção de todos para si mesmo. Ele passou a ser observado por estar no caminho dos novos profissionais, parecendo ser uma grande autoridade, um alguém muito importante por quem os graduados deveriam  passar para chegar ao seu almejado canudo.

Um comentário:

  1. Antigamente, pelo que me recordo, existiam cerimônias em que os homens levavam a mão ao peito.
    Estaria errado então?

    ResponderExcluir