terça-feira, 6 de setembro de 2011

VOCÊ SABE O QUE É UM PALÍNDROMO?

 Um palíndromo é uma palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos, normalmente, da esquerda para a direita e ao contrário.
  
Exemplos: OVO, OSSO, RADAR. O mesmo se aplica às frases, embora a coincidência seja tanto mais difícil de conseguir quanto maior a frase; é o caso do conhecido:

SOCORRAM-ME, SUBI NO ONIBUS EM MARROCOS.

Um dos palíndromos mais antigos e conhecidos está em latim: "SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS" (O lavrador diligente conhece a rota do arado"). Este é considerado um palíndromo perfeito, pois pode ser lido em qualquer direção, inclusive de cima para baixo ou de baixo para cima. Observe:
S A T O R
A R E P O
T E N E T
O P E R A
R O T A S

O maior palíndromo que se conhece é a palavra finlandesa "SAIPPUAKIVIKAUPPIAS", de dezenove caracteres, que significa "vendedor de soda cáustica". Já a palavra palindrômica mais extensa do nosso idioma é o superlativo de omisso, OMISSÍSSIMO.
Na construção de sentenças, versos e frases o exemplo tido como mais antigo do Brasil é: "ROMA ME TEM AMOR". Outros dois palíndromos que chamam a atenção pela extensão, são: "ME VÊ SE A PANELA DA MOÇA É DE AÇO MADALENA PAES, E VEM" e "LUZA ROCELINA, A NAMORADA DO MANUEL, LEU NA MODA DA ROMANA: ANIL É COR AZUL".

 Existem palíndromos em outros idiomas, além dos já citados em português e inglês, tais como:
- Palíndromo em sueco: "NI TALAR BRA LATIN" (Vocês falam bem latim.)
- Palíndromo em espanhol: "DÁBALE ARROZ A LA ZORRA EL ABAD" (O abade dava arroz à raposa.)
- Palíndromo em latim: "ROMA TIBI SUBITO MOTIBUS IBIT AMOR" (Em Roma o amor lhe virá de repente.)

Outras frases

O CÉU SUECO
A DROGA DA GORDA
A TORRE DA DERROTA
O GALO AMA O LAGO
O LOBO AMA O BOLO
RIR, O BREVE VERBO RIR
ASSIM A AIA IA A MISSA
A MALA NADA NA LAMA
SAIRAM O TIO E OITO MARIAS
A CARA RAJADA DA JARARACA
ANOTARAM A DATA DA MARATONA
A DIVA EM ARGEL ALEGRA-ME A VIDA
ZÉ DE LIMA RUA LAURA MIL E DEZ
O ROMANO ACATA AMORES A DAMAS AMADAS E ROMA ATACA O NAMORO
LUZA ROCELINA, A NAMORADA DO MANUEL, LEU NA MODA DA ROMANA: ANIL É COR AZUL

Com a colaboração da Gianna Barcelos e complementado com pesquisa em soportugues.com.br

Um comentário:

  1. Obrigada, mas apenas repassei porque sei que também é amante da língua pátria.
    E ai de mim se não fosse, tenho 3 catedráticas na família, uma você conhece: Arlete Sendra
    Eu ainda estou meio perdida em relação a reforma, mas é falta minha mesmo.
    Abrçs

    ResponderExcluir