quarta-feira, 27 de abril de 2011

Qual a alternativa?

Muita gente está reclamando  dos sérios problemas que a greve dos vigilantes está causando, principalmente com referência ao funcionamento dos bancos.
Acabei de ouvir que os vigilantes estão sendo "incompetentes" na negociação da greve e que deveriam recuar pois a população está contra .
 Certas pessoas não pensam nas alternativas quando dizem certas coisas:
Qual seria a opção para os grevistas, se recuassem? dar um passo atrás para continuar negociando?
tentar retomar o movimento num outro momento? qual? pedir o apoio da população prejudicada?
E qual seria a postura da classe patronal diante do recuo?
Qual seria a reação da população se uma nova greve houvesse num momento mais propício? Haveria um momento mais propício?
 Via de regra, quando uma classe de trabalhadores chega a uma greve, já se esgotaram todas as possibilidades de negociação com os patrões, a ponto de a única possibilidade restante é uma paralisação de suas atividades. Se retornam ao trabalho sem que haja um avanço pela parte contrária em atender, mesmo que em parte, aos pedidos, somente mostram a fraqueza que, via de regra, os patrões pensam que existe.
Quem pensa que a greve só é ruim para os usuários, não sabe o trabalho e o desgaste que há num movimento paralisatório, com todas as pressões sofridas por colegas temerosos, por patrões pouco conscientes, pela própria família preocupada, pela opinião pública etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário