terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pesquisando


Pesquisando sobre Cerimonial, encontrei uma reportagem (veja aqui ) que falava sobre a posse de novos servidores em Marataizes, ES. A matéria trazia diversas fotos que ilustravam o acontecimento e, sob o olhar crítico de cerimonialista, percebi que havia erro em relação às bandeiras que apareciam no ambiente.
Realmente para a grande maioria das pessoas, isso é imperceptível, mas para quem conhece um pouco do assunto, não.
Existem dois erros: primeiro, as bandeiras foram colocadas atrás da mesa, quando deveriam ser colocadas à direita dela. Podemos até admitir que isso ocorra (e talvez seja o caso) por absoluta falta de condições por conta do espaço existente, mas não é o correto; o segundo erro é imperdoável, sob o ponto de vista do Cerimonial e Protocolo: a Bandeira do Brasil está à esquerda quando deveria estar à direita. 

Na parede existe um crucifixo que podemos supor que é o meio entre as duas bandeiras. A bandeira que está ao lado direito é a do Estado do Espírito Santo. 
Todos sabemos, e já comentamos aqui várias outras vezes, que se em número par, a Bandeira do Brasil (logicamente mais importante do que de um Estado) tem que ficar à direita do meio imaginário, seguida, à esquerda da segunda em ordem de importância, o que não vemos nas fotos. 
como está hoje (errado)

como deveria estar para ficar certo
adicionando para ficar correta a ordem
 A ordem ficaria corretíssima se, do jeito que está, fosse colocada do lado esquerdo da Bandeira do Brasil, a do município de Marataizes. 
Teríamos então: a primeira (Brasil) no meio, a segunda (Estado) direita e a terceira (município) esquerda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário