quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Atrasos

Muito tem sido noticiado sobre a intenção de algumas igrejas de cobrar multas (algumas já cobram) caso os casamentos atrasem por culpa da noiva.
E o atraso ainda pode gerar uma bola de neve em atrasos pois se após um casamento que está sendo atrasado, estiverem agendados outros casamentos, todos vão atrasar. Mas mesmo que não haja mais eventos para aquela data, não é de bom tom que se atrase sem um motivo verdadeiramente justificável.
Existe uma cultura de que o atraso da noiva é chique, mas, não penso assim: acho que o atraso não razoável é deselegante e desrespeitoso. O que seria razoável? dez ou quinze minutos.
Qualquer atraso é errado mas geralmente as pessoas tendem a aceitar como tolerável um pequeno atraso de até quinze minutos. A partir daí todos começam a se sentir incomodados, uns mais outros menos.

Numa cerimônia de Colação de Grau, num casamento, numa solenidade de premiaçao ou em outros eventos do tipo, já é costume as pessoas chegarem atrasadas:  "porque vai atrasar mesmo..." Isso gera um círculo vicioso do "vamos retardar o início porque as pessoas ainda estão chegando".
Responda para voce mesmo: desde quando não cumprir compromissos é chique? Em que situação é bonito não respeitar quem chega na hora? Como pode ser normal não atentar para o horário estabelecido e cumprido por tantos?
Noiva que atrasa é atrasada.
Penso que as igrejas devem mesmo estabelecer multas quando o atraso parte dos noivos, seja em dinheiro, seja em cestas básicas para doação ou outras maneiras de evitar os atrasos e apenar quem não respeita o que eles próprios estabeleceram.
Quer ser chique? Então não atrase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário