Planejamento de Eventos
A organização de um evento é trabalhosa e de grande responsabilidade. Como o evento acontece em grande parte ao “ao vivo”, qualquer falha compromete o conceito/imagem de quem o promove e de quem o organiza.
Para se ter os objetivos plenamente atingidos, é fundamental que se faça um criterioso planejamento, que envolve: públicos, estratégias, recursos, implantação, fatores condicionantes , acompanhamento e controle , avaliação e orçamento.
Etapas
As etapas ou fases de um evento são o planejamento (pré-evento) a organização e a avaliação (pós-evento).
Objetivos
Devem ser considerados os de caráter geral e específicos. É a determinação do que se pretende com o evento, de forma ampla e específica.
Público-Alvo
É a quem se destina o evento, determinando se externo , interno ou misto.
Estratégias
Consiste naquilo que serve de atração ou interesse do público-alvo do evento. Pode ser estratégia para amplo comparecimento, ou para que todos saiam satisfeitos do evento por exemplo.
Recursos
São todos os recursos humanos, materiais e físicos que serão utilizados no evento.
Programa
É a descrição dos procedimentos, desde a aprovação do projeto até o seu término.
Fatores condicionantes São fatos, decisões e acontecimentos aos quais o projeto fica condicionado para sua realização.
Definição de data, horário e local
Deve-se escolher, adequadamente, a data, o horário e o local para a realização do evento. É o primeiro passo, tanto para o sucesso, como para o fracasso.
É sensato considerar, no agendamento de data, os fins de semana, períodos de férias, os fins de semana, períodos de férias, feriados prolongados, eventos similares e/ou paralelos, concorrentes, bem como situações de cries. Ainda, considerar usos e costumes do público-alvo.
Por exemplo, em determinada cidade, um dia bom para um coquetel é na 2ª ou na 4ª feira.
Orçamento – Previsões de Gastos
Deve ser feito detalhadamente para não se ter surpresas. É nele que se estabelecem as previsões e o pagamento dos recursos humanos e materiais. Caso se busque patrocínio, apoio ou permuta, deverá ser divido em cotas para serem negociadas com os possíveis interessados. É sempre bom ter os “pés no chão”.
Sonorização
Deve ser analisado o seguinte:
Estrutura e tamanho do local;
Tipo de evento (apresentar programa ou roteiro);
Música ao vivo e /ou mecânica; Gravação em áudio;
Número de microfones (solicitar sempre um de reserva);
Tipos de microfones (pedestal, mesa, sem fio, de lapela);
Suporte para caixas de som;
Bom estado de conservação do equipamento;
O pessoal para transporte, montagem e operação;
Horário para montagem e principalmente teste antecipado.
Volume de som para o ambiente, altura do som na 1ª fileira e última do auditório. Ver capacidade de energia se requer gerador de energia para suportar a carga necessária. Ainda, se houver falta de energia demorada qual será o procedimento a ser tomado.
Gravação, projeção e transmissão
Estrutura e tamanho do local;
Tipo de evento (apresentar programa ou roteiro);
Número de câmaras;
Quem fará a iluminação, quantas lâmpadas, qual a capacidade de energia, voltagem, etc.
Número de telas e tamanhos. Bom estado de conservação do equipamento;
Pessoal para transporte, montagem e operação;
Horário para montagem;
Sistema de gravação: VHS ou digital.
Decoração
Estrutura e tamanho do local;
Tipo de evento;
Condições climáticas (ver toldos, coberturas se for ao ar livre, alternativas para chuvas);
Recursos:
cartazes, placas, displays, iluminação, banner, painéis (considerar proporcionalidade em relação ao local a ser afixado, etc).
Placas informativas e placas com nomes dos salões sempre devem ser enormes, com 2 ou 3 linhas no máximo, colocadas em duplicidade, em locais visíveis.
Mobiliários:
sofás, cadeiras, mesas,púlpito;
Tipos de flores:
finas, tropicais, do campo (se o arranjo for colocado sobre a mesa é conveniente que as flores não exalem perfume, assim devem ser desidratadas);
Tipos de arranjo:
de aparador (especificar tamanho e formato), de mesa, de centro de mesa principal, jardineira e vasos;
Transporte e montagem.
Harmonia com o local, volume de flores compatível com o palco, local, etc.
Climatizador caso o local seja muito quente ou seco.
Lâminas/faixas de tecido no teto se este não houver bom acabamento.
Ar Condicionado, ventiladores, etc.. (testar ruídos).
Mestre de cerimônia
O mestre de cerimônia que fará o evento “acontecer” deverá ter:
Boa aparência;
Postura discreta;
Traje específico para o evento;
Conhecimento de cerimonial;
Dicção perfeita (voz nem alta e nem baixa);
Disponibilidade para chegar até uma hora antes do evento;
Conhecimento da pronúncia de nomes, palavras, inclusive estrangeiras;
Capacidade de improvisar em situações difíceis;
Sem estrelismo, porém desinibido (dependendo da situação deve ser alertado para o “estrelismo”);
Sem tiques nervosos;
Conhecimento (mesmo que apenas de vista) “do mundo oficial, político e social” da cidade.
Brincadeiras e vulgarismo fora do script são inadmissíveis;
Recepcionistas
Boa aparência;
Postura, cordialidade, traquejo, conhecedoras de etiqueta;
Uniforme sem decotes exagerados (confortáveis ao corpo);
Treinadas para fornecer informações sobre o programa do evento e do local de sua a realização (sem ser vulgar e evitando-se intimidade com convidado);
Distribuição de material;
Disponibilidade para chegar até uma hora antes do evento.
Por Ray Garbelotti
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