segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TIPOS DE EVENTOS


A classificação de eventos é numerosa, nosso foco são os eventos universitários, que têm como característica comum as reuniões dialogais, baseadas na informação, no questionamento e na discussão:
·         Reunião: Caracteriza-se como o embrião de todos os tipos de eventos. Trata-se do encontro de duas ou mais pessoas, a fim de discutir, debater e solucionar questões sobre determinado tema relacionado com suas áreas de atividades.

·         Aula Magna: Aula ministrada por uma alta autoridade. O Reitor, na maioria das vezes, é quem faz a Aula Inaugural, mas pode ser proferida por autoridade de público e notório conhecimento. Devem estar presentes, além dos alunos, professores e demais membros da Instituição.  Difere da aula inaugural porque pode ser ministrada em qualquer época do período letivo.
Roteiro:
1.       Local:reserva e confirmação
2.       Assessoria de Comunicação: divulgação, fotografia e filmagem
3.       Departamento de Eventos: cerimonial, materiais de apoio, decoração
4.       Infraestrutura básica: recepção, água, etc.

·         Aula Inaugural: Como o próprio nome diz, é a aula que inaugura um curso e deve receber atenção e a devida divulgação. Pode ser proferida por professor de público e notório conhecimento do assunto do Curso. Devem estar presentes, além dos alunos, professores e demais membros da Instituição.
Roteiro:
1.       Local:reserva e confirmação
2.       Assessoria de Comunicação: divulgação, fotografia e filmagem
3.       Departamento de Eventos: cerimonial, materiais de apoio, decoração
4.       Infraestrutura básica: recepção, água, etc.

·         Conferência: Caracteriza-se pela apresentação de um tema informativo, técnico ou científico. Mais formal que a palestra, necessita de um presidente de mesa, que fará a apresentação do conferencista. As perguntas deverão ser feitas ao final do evento, por escrito e identificadas.
Roteiro:
1.       Local:reserva e confirmação
2.       Cronograma da atividade
3.       Departamento de Criação: folder, flyer, cartaz e banner
4.       Assessoria de Comunicação: divulgação, fotografia e filmagem
5.       Departamento de Eventos: cerimonial, materiais de apoio, decoração
6.       Infraestrutura básica: recepção, água, etc.
7.       Outros: uma pessoa para presidir a conferência; duas pessoas para receber e encaminhar as perguntas feitas pelo público.

·         Palestra: Caracteriza-se pela apresentação de um tema pré-determinado a um grupo pequeno, que já possui informações sobre o assunto. Menos formal que a Conferência, exige a presença de um coordenador, para a apresentação do palestrante e triagem de perguntas. Estas podem ser feitas diretamente pela platéia (que deve ser menor do que a da conferência) durante a apresentação e após a autorização do apresentador. Também aceitam-se perguntas por escrito, desde que identificadas.
Roteiro:
1.       Local:reserva e confirmação
2.       Cronograma das Atividades
3.       Departamento de Criação: folder, flyer, cartaz e banner
4.       Assessoria de Comunicação: divulgação, fotografia e filmagem.
5.       Departamento de Eventos: cerimonial, materiais de apoio, decoração
6.       Infraestrutura básica: recepção, água, etc.
7.       Outros: uma pessoa para coordenar a palestra.

·         Colóquio: Semelhante à Conferência, o colóquio é apresentado por profissional de renome e com notório saber no assunto e tem como objetivo o esclarecimento de um tema ou a tomada de decisão. É mais utilizado em classes específicas, como por exemplo, o segmento médico. Após a apresentação do tema, o plenário deve ser dividido em grupos para debates e estudos e o resultado apresentado pelos líderes de cada grupo. A decisão final fica por conta da votação do plenário.
Roteiro:
1.       Local: reserva e confirmação
2.       Cronograma da atividade
3.       Departamento de Criação: folder, flyer, cartaz e banner
4.       Assessoria de Comunicação: divulgação, fotografia e filmagem.
5.       Departamento de Eventos: cerimonial, materiais de apoio, decoração
6.       Espaço para formação de grupos
7.       Infraestrutura básica: recepção, água, etc.
8.       Outros: Duas a três pessoas para a organização e coordenação dos trabalhos após o colóquio.

·         Videoconferência: Caracteriza-se pela apresentação de um tema a um grupo de pessoas, que tem interesse sobre o assunto, estando os participantes dispostos em espaços diferentes e distantes. Essa apresentação é feita por meio de recursos audiovisuais e eletrônicos, que permitem a interação entre os participantes. Mas essa ação é mais utilizada para um número pequeno de pessoas e quando o público é apenas interno.
Roteiro :
1.       Local: reserva e confirmação
2.       Assessoria de Comunicação: divulgação interna (e externa, quando for o caso)
3.       Materiais: Câmera, codificador e painel de controle
4.       Infraestrutura básica: recepção, água, etc.

·         Workshop: É uma palestra dividida em duas partes: teórica e prática. A primeira caracteriza-se pela apresentação teórica de um tema e a segunda trata-se da fase prática, na qual os participantes testam as informações recebidas.
Roteiro:
1.       Local: reserva e confirmação
2.       Cronograma da atividade
3.       Departamento de Criação: folder, flyer, cartaz, banner
4.       Assessoria de Comunicação: divulgação, fotografia e filmagem
5.       Departamento de Eventos: cerimonial, materiais de apoio, decoração
6.       Espaço para a execução de atividades propostas
7.       Infraestrutura básica: recepção, água, etc.
8.       Outros: materiais que vão ser utilizados na fase prática

·         Seminário: Caracteriza-se pela discussão de um tema proposto, do qual se estuda todos os seus aspectos, pesquisados por grupos e apresentados por representantes, não havendo tomada de decisão. É apresentado sob a forma dialogal, como palestra, painel, debate ou mesa redonda, em período pré-determinado, com a presença de um coordenador que domine o assunto e de um ou mais apresentadores, escolhidos pelo grupo. São permitidas perguntas, de preferência escritas e identificadas. A duração do seminário é de um dia inteiro; se realizado em mais de um dia é jornada.
Roteiro:
1.       Local: reserva e confirmação
2.       Cronograma
3.       Departamento de Criação: folder, flyer, cartaz, banner
4.       Assessoria de Comunicação: divulgação, fotografia e filmagem
5.       Departamento de Eventos: cerimonial, materiais de apoio, decoração
6.       Espaço físico adequado à proposta de trabalho
7.       Infraestrutura básica: recepção, água, etc
8.       Outros: duas a três pessoas para atuarem na coordenação dos trabalhos; uma pessoa para presidir o seminário.

Por   Ray Garbelotti

Um comentário:

  1. Muito boas as dicas. Precisamos de pessoas que conheçam e que se disponham a socializar tais informações. Valeu
    Celma

    ResponderExcluir