quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Atrasos

Quando o assunto é cerimonial todos pensam em organização, hierarquia, bom senso...
E em matéria de bom senso, podemos afirmar que uma das coisas que precisam ser evitadas são os atrasos, quer em cerimônias, quer em compromissos diversos que assumimos cotidianamente.
É muito desagradável chegarmos a uma solenidade de Colação de Grau, por exemplo, por volta de 19 horas e esperar, esperar e esperar para que haja o início do evento. Algumas dessas solenidades chegam a atrasar mais de duas horas. É uma falta de respeito com quem chega na hora. Atraso nunca é bom.
Nas cerimônias de casamento, todos dizem que é de praxe que a noiva se atrase; alguns chegam a dizer que é elegante que a noiva demore. Mas onde está a elegância em atrasar? Quem é que realmente acha bonito descumprir o horário que os próprios noivos estipularam? Quando é que desrespeitar o que está estabelecido pode ser elegante?
As pessoas normalmente toleram 15 ou 20 minutos de atraso, por compreenderem que algo pode ter saído errado; após 30 minutos de qualquer atraso, um desconforto generalizado é notado e aquela tolerância já não existe mais.
E por falar nisso tivemos notícia de que algumas igrejas de Brasília estariam cobrando até R$750,00 como taxa extra se o casamento for atrasado em tempo superior a 15 minutos, motivado pelos noivos ou convidados destes.
Talvez seja uma solução. Porém o melhor mesmo é tentar não se atrasar em nenhuma ocasião, mesmo que seja para cumprir um horário que tenhamos prometido aos nossos próprios filhos, como já fiz muitas vezes, e hoje procuro não permitir que aconteça mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário