terça-feira, 6 de outubro de 2009

O traje certo


Toda festa de bom tom traz no convite a indicação do traje que se deve usar. Esta é a forma de fazer com que as pessoas se vistam adequadamente à ocasião, evitando os constrangimentos de estar arrumado demais ou de menos para o momento.
A seguir, uma tabela com algumas dicas para facilitar a escolha do traje certo para o que o convite pede. Mais abaixo, você encontra mais detalhes a respeito de cada tipo.
TRAJE ESPORTE:
É o mais simples e informal, porém não deve ser confundido com roupa de esporte, ou seja, não vale tênis, jeans rasgados ou desbotados, moletom ou bermuda.
Homens: o básico é calça, camisa e blazer, sem gravata. Um calçado tipo dock sider ou mocassim complementa bem o visual.
Mulheres: tecidos mais rústicos (algodão, crepe, linho), sapatos baixos, saia e blusa, calças compridas ou um vestido, para os dias mais quentes. Use o bom senso para criar um visual prático e descontraído.
TRAJE PASSEIO (ou Alto Esporte ou Tenue de Ville): Caracteriza-se por ser um pouco mais formal, geralmente requisitado para eventos como almoços de negócios, eventos culturais, coquetéis.
Homens: um blazer com calça social, camisas em cores claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo, gravatas mais divertidas, enfim: é a gravata em sua versão informal. Ternos em cores claras com gravatas descontraídas também são uma boa pedida.
Mulheres: são bem-vindas as pantalonas, túnicas, vestidos simples, terninhos, sapatos de salto de médio para alto e bolsas mais discretas (nada de sacolas ou mochilas), formando um visual mais cuidado, sem formalidade exagerada, que é a proposta deste traje.
TRAJE PASSEIO COMPLETO (ou Social):
Este traje exige formalidade completa e é muito solicitado para jantares e eventos de porte maior.
Homens: terno escuro, bem alinhado e gravata fina e discreta. A camisa é social (branca ou azul muito claro), assim como o sapato, clássico e preto.
Mulheres: conjuntos ou tailleurs, vestidos mais longos (sem grandes fendas ou bordados exagerados), saltos altos e bolsa pequena. Os tecidos são mais nobres, como crepes, sedas e veludos. Echarpes ou xales podem ser bons acessórios, desde que discretos. As jóias também pedem cuidado: a pérola é o clássico e bijouterias finas também podem ser usadas.
TRAJE BLACK TIE (ou Gala ou Tenue de Soirée ou ainda Habillée):
É o traje das grandes festas, das noites de gala.
Homens: smoking e, como diz o nome, com gravata borboleta preta. Evite as tentações de variar usando faixa e gravata em cetim violeta, azul, prata, cor de rosa...
Mulheres: vestidos longos e sofisticados em tecidos preciosos (brocados, metalizados, tafetás, shantungs). É vez dos decotes, transparências e bordados. Saltos altos, meias finíssimas, carteira ou bolsa de metal. As saídas de noite são ótimas para amenizar o frio, como echarpes, estolas ou mantôs. As jóias saem do cofre para serem expostas, mas sem excessos.
(Fonte: Gloria Kalil e Claudia Matarazzo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário