sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Encontro encerrado

O III Forcies foi encerrado hoje (um pouco mais cedo do que o previsto) objetivando proporcionar um final se semana mais livre, principalmente para quem veio de longe, para o Rio.
Talvez o maior passo dado pela plenária presente (aproximadamente 86 cerimonialistas universitários) foi um documento cobrando das instituições a implatação e/ou consolidação do setor de Cerimonial nas IES.
Ficou claro que algumas universidades e institutos superiores mantem inclusive o cargo de Chefe de Cerimonial, devidamente regulamentado. Muitas outras, porém, mantem um certo cerimonial sem, no entanto, que exista o setor de Cerimonial, e o pior, sem nenhuma condição de pessoal ou orçamentária.
Um bom número de profissionais de Cerimonial (a profissão ainda está sendo regulamentada) viajaram por conta própria - como meu caso - esperando e torcendo que suas instituições venha a fazer o ressarcimento, o que, convenhamos, não é o ideal.
Como resultado posso destacar a imensa disposição dos profissionais envolvidos em aprender, discutir e contribuir para um Cerimonial Universitário mais forte e consolidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário