quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mestre de Cerimônias no Lions

Em nossa pesquisa rotineira acerca de Cerimonial e Protocolo, encontramos um interessante texto sobre o trabalho do Mestre de Cerimônias ligado especificamente ao Lions Clube. Destacamos aqui alguns trechos porque coincidem em muito com alguns argumentos que sempre utilizamos acerca desse tipo de profissional.



Uma das figuras de proeminência em uma solenidade e um dos maiores responsáveis para seu sucesso é, sem dúvida, o Mestre de Cerimônias.
Entretanto, o segredo de seu destaque está centrado na discrição.
O bom Mestre de Cerimônias não deve subtrair a atenção para si, mas conduzi-la aos outros protagonistas da solenidade. Suas intervenções facilitam o encaminhamento de cada um dos momentos que compõem a ocasião, tal qual um maestro, que conduz e harmoniza a música da orquestra.
A discrição começa pelo traje. É salutar que o Mestre de Cerimônias não use cores chamativas ou utilize atavios espalhafatosos, que distraiam a atenção dos presentes.
Investido das funções, sua primeira saudação é a guia de todo o seu trabalho e por isso merece atenção especial. Brevidade, elegância, educação. ... Cuidado também com o tom de voz e o conteúdo da fala, o Mestre de Cerimônias não está ali para discursar.
É embaraçoso e deselegante esquecer um componente ou errar o momento do convite.
De preferência, os cartões de protocolo devem ser preenchidos com a pronúncia dos nomes e não com a grafia, para se evitar a leitura equivocada de nomes e sobrenomes, o que é sempre desagradável.
O Mestre de Cerimônias não "passa a palavra". "Passar a palavra" é atribuição exclusiva do Presidente da solenidade e significa, em geral, uma quebra de protocolo. O Mestre de Cerimônias "anuncia" a palavra, "convida" para usar a palavra, "chama" ao parlatório, etc. Não é correto o uso do verbo "registrar" para salientar presenças de destaque. Registros são feitos por tabeliões, não por Mestres de Cerimônia. Melhor usar "agradecemos a presença", "destacamos a presença", etc.
Não se lê as correspondências daqueles que justificaram a ausência. Com raras exceções, somente se anuncia seus nomes e funções, de modo a evitar a monotonia.
O Presidente da Mesa não faz "uso da palavra", e sim seu "pronunciamento", que deve ser anunciado pelo Mestre de Cerimônias, a menos que, pelo protocolo, já tenha, este, terminado suas funções.
Enfim, a medida do sucesso do Mestre de Cerimônias é sua capacidade de auxiliar a solenidade, sem ofuscá-la com seu brilho pessoal. Quanto menos ele aparece, mais importante ele se torna.

* CL Luciano Guimarães Pereira
Presidente da Divisão H - Distrito LC-4
Membro do Comitê Nacional do Cerimonial Público - CNCP
E-mail:

Nenhum comentário:

Postar um comentário