sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O impedimento no futebol

Sempre fui a favor, sempre defendi e agora encontro alguém do meio futebolístico que sugere o que eu sempre falei: o competente treinador do Vasco da Gama, Dorival Junior disse hoje no site do Globo Esporte que não deveria haver impedimento e acho que é isso mesmo.A função do atacante é estar próximo da área para tentar fazer o gol. Caso ele fique sozinho com o goleiro, realmente leva uma significativa vantagem, mas aí eu pergunto: e o zagueiro? A função do zagueiro não é a de justamente marcar o atacante para que este não tenha a facilidade para fazer o gol? Enquanto o atacante está desempenhando bem o seu papel, o zagueiro está negligenciando sua função.
Em muitas oportunidades acontece, até de forma orquestrada, de os zagueiros “saírem” para deixar o adversário impedido e eu entendo que, na realidade, eles estão fugindo de suas responsabilidades, fugindo do jogo. Se um atacante ficou sozinho perto do goleiro é porque um zagueiro não desempenhou bem o seu papel. A marcação não foi feita da maneira correta.
E volta a ter razão o técnico vascaíno pois o vôlei evoluiu, o basquete evoluiu e o futebol continua com regras centenárias e, ao meu ver, obsoletas.
Outra coisa que acho que precisa mudar é a permissão do uso da tecnologia, pelo menos em ocasiões onde já são possíveis em outros esportes, com uso de câmeras oficiais e automáticas e sensores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário