sábado, 29 de junho de 2013

Apresentador ou Mestre de Cerimônias?

Uma amiga havia me pedido ajuda com relação ao cerimonial de um evento que ela estava organizando, juntamente com a Prefeitura.
Logo em seguida ela me disse que não precisaria mais, pois a parceira no empreendimento prometera que o cerimonial seria providenciado.
Como o evento aconteceria num auditório de uma universidade que não conheço, resolvi ir até lá para ver o local, conferir o cerimonial "oficial" e ainda me colocar à disposição da amiga para qualquer necessidade.

Lá chegando, quase na hora do evento se iniciar, encontrei-a perplexa pois não havia um "cerimonial" e o Mestre de Cerimônias escalado não sabia nada sobre o evento.
O bom auditório contava com tudo no lugar certo, inclusive as bandeiras na ordem correta.

Solícito e com boa voz, após algumas dicas, o apresentador (não era Mestre de Cerimônias) iniciou o evento e eu fiz questão de registrar para tecer algumas críticas (como de praxe):
  • a roupa não estava adequada para a atuação de um profissional Mestre de Cerimônias. O ideal é que estivesse de terno e gravata, mas também poderia estar somente com um blazer;
  • ao lado esquerdo do apresentador, no piso do palco, havia uma boa quantidade de folhas soltas, que deveriam estar guardadas ou junto com o restante; 
  • o apresentador leu um texto jornalístico que falava do evento e, como não havia preparado nada, nem se inteirado do assunto, pronunciava siglas relativas ao assunto; 
  • as folhas com as anotações estavam também soltas, quando o aconselhável era estar numa discreta pasta ;
  • na hora de compor a mesa, foi feita uma chamada geral, sem qualquer pausa para a autoridade subir sozinha e ser aplaudida;
  • havia naquele seu trabalho um linguajar característico de uma pessoa conversando despretensiosamente com quaisquer outras, denunciando que um roteiro de locução não havia sido preparado. 
 Sempre falamos sobre tal erro: o apresentador no evento era, na realidade, um radialista e não um Mestre de Cerimônias.
Ele não se preparou nem foi preparado para atuar como um Mestre de Cerimônias. A impressão que tenho é que um "responsável" disse:  - Sabe ler. Tem boa voz. Não falta nada.
Falta sim!

3 comentários:

  1. Muito deselegante seu comentário, principalmente por ser uma pessoa que trabalha com cerimonial.
    A abertura atendeu plenamente o evento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo
      Quando alguém vai à frente de uma plateia apresentar um evento, deve fazê-lo de forma que represente bem a instituição.
      Pode até ter sido satisfatório, dependendo das expectativas de alguns, mas também pode não ter sido para outros.
      Olhando sob o ponto de vista do Cerimonial e protocolo, acho que tenho que opinar sobre o assunto e criticar o que não gosto, assim como voce pode fazê-lo.
      Pou outro lado acho deselegante ficar no anonimato.
      Volte sempre.

      Excluir
    2. O Cerimonial do evento não só desenvolveu bem o seu trabalho, como caracterizou que a simplicidade está acima da aparência, e mais, recebeu 3 propostas de participantes de Entidades para exercer a função por ser capaz.

      Excluir