quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Currículo sem erros?



Você tem certeza de que seu currículo não tem  nenhum erro de português? Você costuma enviar foto junto com ele ou coloca números de documentos como RG ou CPF? Saiba que essas são algumas das gafes mais cometidas por candidatos na hora de procurar um emprego.
Para ficar longe delas, confira a nossa galeria dos 7 erros e as dicas de Letícia D’Incao, consultora da Cia de Talentos, para construir um currículo excelente. Boa sorte!
 
Jeitinho de top model



Não coloque fotos no currículo, nem que você se ache um top model. O que está em jogo não é a sua aparência, por isso, deixe as imagens para lá e elabore o CV apenas com informações textuais. "Fotos não acrescentarão sobre suas qualificações. Caso seja necessário, a empresa também irá solicitar", conta Letícia.

Formato carnavalesco
Destacar informações com cores chamativas ou com letras gigantescas chamarão atenção do recrutador, só que de uma maneira negativa. Evite abusos para não elaborar um currículo carnavalesco. "A estética do CV conta pontos no processo seletivo. Aposte num visual mais limpo e em fontes comuns, como Times New Roman, Arial e Verdana. Para organizar e destacar informações use negritos, itálicos e sublinhados, mas sempre com moderação", recomenda.




Erros de português

Erros de gramática e ortografia queimam seu filme. Dominar o idioma é obrigação de todo profissional. "Ótima formação e boas experiências vão por água abaixo, se o CV assassinar a língua portuguesa. O excesso do gerúndio também deve ser evitado", afirma Letícia. Então, atenção redobrada na hora de redigir o currículo! Vale a pena também pedir para outra pessoa revisar o texto. Quem escreve muitas vezes não consegue enxergar erros porque fica com o olhar já "viciado".

Só uma mentirinha não dói...

É aí que você - querendo enganar alguém - se engana redondamente. "Uma hora ou outra a verdade vem à tona, seja por uma prova teórica ou até mesmo durante a entrevista, quando é possível avaliar se as qualificações citadas no currículo são coerentes com as atitudes do candidato", diz a consultora. Proibido mentir, ok?

Páginas e mais páginas

Se você insistir em descrever todas as suas atividades e qualificações no currículo e, no final das contas, ele tiver uma infinidade de páginas você vai acabar perdendo a atenção do recrutador para o que é mais relevante. Informações objetivas e coerentes são mais valorizadas do que informações com detalhes e sem nexo. "O currículo é um resumo da sua trajetória profissional e não uma linha do tempo. Duas folhas são suficientes para se apresentar de uma maneira agradável", sugere Letícia.


Informações sem data

Esquecer informações importantes, como datas de entrada e saída na empresa, pode desestruturar o currículo. Lembre-se que o objetivo do CV é fazer o recrutador compreender a trajetória da sua carreira. "Não é necessário especificar qual foi o dia em que você entrou ou saiu de um emprego. Só o mês e o ano são suficientes para o recrutador analisar qual o tempo de permanência do candidato na empresa e, a partir disso, avaliar o perfil profissional", conta a recrutadora.

RG e CPF

Outro erro comum é incluir dados pessoais no currículo, como número do RG e do CPF e detalhes de outros documentos. "Caso seja necessário, a companhia solicitará essas informações num segundo momento", afirma a consultora.
 


Fonte: http://msn.clickcarreira.com.br/queroumavaga/2012/12/20/5051/curriculo-veja-como-evitar-os-7-erros-mais-comuns.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário